Matrix: filme foi escrito para ser história transgênero, diz Lilly Wachowski

André Luiz Fernandes

Matrix: filme foi escrito para ser história transgênero, diz Lilly Wachowski

Lilly Wachowski, uma das diretoras da trilogia original de Matrix, ao lado da irmã Lana, falou sobre um aspecto importante do primeiro filme, que nunca ou raramente é explorado.

O longa foi feito antes das irmãs Wachowski se assumirem como transgênero e isso certamente se refletiu na obra, ainda que de forma discreta, pelas sempre presentes questões burocráticas da indústria do entretenimento.

[irp posts=”95170″ name=”Matrix: diretor de fotografia explica problemas com sequências da trilogia”]

Em uma conversa com o Netflix Film Club, Lilly, que não está trabalhando com Lana no quarto filme da franquia, falou sobre como a história do longa original pode ser associada com questões relativas a pessoas trans.

A trama é cheia de significado pra elas, especialmente quando trata de questões sobre “se tornar seu verdadeiro eu”, tão presentes na história de Neo.

Segundo a cineasta, pessoas já afirmaram para ela que o filme “salvou suas vidas”, pois elas perceberam essa mensagem.

Ela revelou ainda que a ideia original era que Switch (cujo nome pode ser traduzido como “mudar”, ou “trocar) fosse uma mulher na Matrix e um homem no mundo real. A ideia teria sido vetada pela Warner.

Sobre Matrix

Em 1999, as irmãs Wachowski entregaram um filme que tinha tudo para ser mais uma ficção genérica, mas acabou mudando os rumos do cinema moderno.

Matrix é considerado até hoje uma obra de arte, principalmente em termos estéticos e no campo de efeitos especiais, mas também em sua concepção enquanto história.

No filme, Thomas Anderson (Keanu Reeves) vive uma vida dupla. Durante o dia ele é um trabalhador comum, mas a noite é um hacker conhecido como Neo.

Tal qual uma versão moderna de Alice no País das Maravilhas, ele vê sua vida escorrer pelo ralo enquanto descobre uma verdade muito maior do que ele próprio e qualquer coisa: vivemos em uma simulação de computador.

Além de Keanu Reeves, o elenco contou com Laurence Fishburne como Morpheus, Carrie-Anne Moss como Trinity, Joe Pantoliano como Cypher, Marcus Chong como Tank, Anthony Ray Parker como Dozer, Julian Arahanga como Apoc, Matt Doran como Mouse, Belinda McClory como Switch, Gloria Foster como O Oráculo, Paul Goddard como o Agente Brown, Robert Taylor como o Agente Jones e Hugo Weaving como o terrível Agente Smith.

O longa teve duas sequências, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, ambas lançadas em 2003.

Lana Wachowski trabalha atualmente no quarto filme da franquia, que terá o retorno de Reeves e Moss respectivamente como Neo e Trinity. Um prequel dirigido por Zak Penn também está em produção.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Lilly Wachowski Matrix
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA