Matrix 4: 7 perguntas que o novo filme pode responder

Augusto Ikeda

Matrix 4: 7 perguntas que o novo filme pode responder

O anúncio de que Matrix 4 será lançado nos cinemas deixou muitos fãs de filmes de ficção científica animados. A franquia criada pelas irmãs Wachowskis (que eram homens anteriormente) se tornou uma das mais famosas do cinema e já estava há algum tempo sem qualquer tipo de lançamento. 

Com o anúncio do mais novo filme, que tem apenas o envolvimento de Lana Wachowski, muitos fãs esperam que ele possa tirar algumas dúvidas presentes desde o lançamento de Matrix Revolutions, que ocorreu em 2003. 

Com isso em mente, confira abaixo 7 dúvidas que o quarto longa pode tirar.

7) Ainda existe paz entre humanos e máquinas?

No final de Matrix Revolutions, Neo propôs um acordo de paz entre humanos e máquinas: ele impediria Smith de tomar tanto o controle do mundo real quanto da Matrix, desde que as máquinas acabassem com o conflito.

Todos vimos que Neo foi bem sucedido com a ajuda das máquinas para derrotar Smith e que a Matrix passou por seu sétimo reboot. Mas com o anúncio de Matrix 4 (se o filme for mesmo uma continuação direta), já podemos imaginar se esse acordo de paz entre as duas partes pode ter sido desfeito. 

E isso realmente aconteceu, pode apostar que as máquinas retomaram o conflito, já que a humanidade estava encurralada e sem muitas esperanças. Vamos aguardar e descobrir.

6) Afinal, as pessoas optaram por deixar a Matrix?

Nos momentos finais do terceiro filme, após o sétimo reboot da Matrix, o Arquiteto declarou que nesta versão da realidade simulada, as pessoas teriam o direito de escolher se queriam ou não permanecer na Matrix.

[irp posts=”79279″ name=”Matrix 4 é confirmado e traz Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss de volta”]

Independente de como que as pessoas dentro da realidade ficaram sabendo dessa escolha, será que muita gente optou por descobrir a verdade nua e crua, como Neo, ou optaram por continuar vivendo nesta simulação, sem ter de encarar o mundo real destruído pelo conflito entre humanos e máquinas?

Ainda não sabemos se Matrix 4 é uma continuação direta do terceiro filme, mas caso seja, devemos ter uma resposta para um dos grandes questionamentos com o término da trilogia. 

5) E Zion e a humanidade, como será que estão?

Antes de Neo fazer o acordo de paz com as máquinas, Zion precisou parar um ataque dos Sentinelas com um pulso eletromagnético, o que deu certo. No entanto, será que isso não causou problemas para a última cidade habitada por humanos?

Sim, a guerra acabou, mas com certeza, a humanidade ainda deve ter passado por apuros, já que o pulso também deve ter afetado muita coisa dentro de Zion. Como será que os humanos conseguiram se recuperar disso? Será que mesmo com término do conflito e a presença de quem se libertou da Matrix, nossa espécie ficou à beira da extinção? Afinal, estamos falando de uma Terra que esgotou todos os seus recursos.

4) O que continuou a dar energia para a manutenção da Matrix, caso os humanos a tenham deixado?

Como dito no item 6, o Arquiteto afirmou que os habitantes da Matrix estavam livres para decidir se queriam sair ou não da realidade simulada. Vamos supor que muita gente decidiu descobrir o mundo real: será que isso não causou problemas de manutenção na Matrix? 

Afinal, vale lembrar que a bioeletricidade presente em nossos corpos abastecia a Matrix. Se muitos optaram por deixá-la, com certeza, isso pode ter se tornado um problema. De qualquer forma, não há como precisar o que pode ter acontecido.

3) O que aconteceu com aquelas crianças prodígio?

No primeiro filme, Neo aguardava a Oráculo em uma sala de crianças com habilidades especiais. E ela as chamou de “outras potenciais”, algo que dá a entender que Neo não era a única pessoa que poderia ser o novo Escolhido.

E afinal de contas, o que será que aconteceu com elas? Elas ainda existem na nova versão da Matrix? Também tomaram a pílula azul igual Neo? E por que Morpheus e os demais praticamente as ignoraram, já que procuraram com bastante afinco o escolhido?

No fundo, essas crianças ainda são um dos grandes mistérios envolvendo a franquia Matrix. Será que o novo filme nos dará uma resposta sobre elas?

2) O que Morpheus continuou fazendo após a guerra terminar? E qual será seu papel em Matrix 4?

Muita gente sempre notou que a única missão de Morpheus na série foi lembrar a Neo que ele era o Escolhido e que interromperia o conflito entre humanos e máquinas. O que será que ele decidiu fazer após tudo ser devidamente resolvido?

Morpheus decidiu ajudar a humanidade a se reconstruir? Resolveu ficar junto de Niobe? Ou então, retornou para a Matrix para convencer seus habitantes de que estavam em uma realidade simulada e que poderiam viver de verdade? 

[irp posts=”79322″ name=”Matrix 4: Morpheus deve ser interpretado por ator mais jovem, diz site”]

Também fica a dúvida sobre o seu papel em Matrix 4. Informações preliminares dão a entender que a produção não deve chamar Laurence Fishburne para reprisar o papel e que está a procura de um ator mais jovem. Ou seja, não há como precisar o que esperar de sua participação no novo filme.

1) Neo e Trinity morreram mesmo?

Essa é uma pergunta que surgiu com o anúncio de Matrix 4. O motivo é que Keanu Reeves e Carrie Anne-Moss voltarão a interpretar Neo e Trinity no novo filme. E como que isso será possível?

Em Matrix Revolutions, vimos que Trinity morreu e o mesmo deve ter acontecido com Neo (vale lembrar que muita gente acha que ele não foi dessa para melhor). Se os dois são parte de Matrix 4, já é possível supor algumas coisas: o filme pode se passar em algum momento no intervalo entre Matrix e Matrix Reloaded (e explica o motivo de a produção querer alguém mais novo para interpretar Morpheus). 

Ou então, algo muito doido aconteceu no final da trilogia. Afinal, estamos falando de Matrix: será que as máquinas ressuscitaram os dois? Ou então, eles se tornaram programas da nova Matrix? 

Com o anúncio do quarto filme, um dia, devemos ter as respostas dessa e das demais perguntas da lista.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Matrix Matrix 4
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA