Matrix Resurrections: Neo será o vilão do novo filme da franquia?

Redação

Matrix Resurrections: Neo será o vilão do novo filme da franquia?

Matrix Resurrections está chegando! Não se sabe muito sobre o filme, nem ao menos quem será o vilão, já que tudo parecia tão certo no final da trilogia original. Entretanto, lógico, as teorias mirabolantes já estão por aí.

Uma delas já tem um argumento interessantíssimo sobre quem pode ser o vilão desse novo filme: ninguém mais, ninguém menos do que o próprio Neo, O Escolhido.

A ideia do Neo virar o vilão de Matrix parece absurda de início… não faz sentido, afinal, ele foi o herói, o salvador de tudo, se sacrificou para resolver todo o problema com as máquinas, como pode ser vilão agora?

[irp posts=”113898″ name=”Matrix Resurrections ganha trailer com mais perguntas do que respostas; assista”]

Na verdade, não é tão absurdo quanto parece. É apenas uma possibilidade, é claro, mas se Lana Wachowski quiser pegar esse caminho para contar a história de Matrix Resurrections, dá para fazer isso muito bem.

Antes, você precisa entender algumas coisas que ainda não foram explicadas e são importantes, como o retorno de Keanu Reeves como Neo e de Carrie-Anne Moss, como Trinity. O Morpheus do Laurence Fishburne não vai voltar para esse filme, mas continue lendo este texto para entender tudo!

A morte de Neo em Revolutions

Em Matrix Revolutions, o terceiro filme que fecha a trilogia original, Neo morre. Ele se sacrifica para reiniciar a Matrix, que era a missão dele mesmo como O Escolhido. Contudo, ele muda algumas regras da programação, negociando com as máquinas.

Naquela viagem pelo mundo real para chegar até a cidade das máquinas, onde o cérebro da coisa toda ficava, a Trinity, que estava acompanhando o Neo pois ele já tinha ficado cego, também morre. A pergunta é: como esses dois voltaram?

[irp posts=”96520″ name=”Laurence Fishburne, o Morpheus, fala sobre sua ausência em Matrix 4: ‘não fui convidado'”]

Não se sabe ainda como essa volta vai se dar. Ao que tudo indica, os dois estarão sem memória de tudo o que rolou antes, pelo menos no começo. Ainda, existe outro detalhe da morte do Neo que pouca gente sabe…

Matrix Online: detalhes canônicos

A história da trilogia original de Matrix continua em um jogo chamado Matrix Online. O que acontece ali é oficial, pelo menos por enquanto. Ninguém sabe se o quarto filme vai levar em conta os eventos do jogo ou não.

Assumindo que o Matrix Online continue sendo canônico, tem uma parte desse game que é interessante e pode ajudar a explicar essa teoria de que o Neo volta como um vilão. Também pode explicar porque o Morpheus não vai aparecer em Matrix Resurrections.

Quando Neo morre na cidade das máquinas, Morpheus tenta recuperar o corpo dele para dar um funeral digno. Acontece que as máquinas se recusam a entregar o corpo e, possivelmente, também fazem o mesmo com o da Trinity. Por que? Ninguém sabe.

Morpheus chega a tentar recuperar o corpo do Neo à força no jogo e é justamente nessa tentativa que ele acaba morrendo também. Talvez seja por isso que Laurence Fishburne não vai voltar como Morpheus em Resurrections.

Sendo assim, por que as máquinas não quiseram devolver o corpo de Neo? Alguma coisa aí tem! Como O Escolhido, ele tinha poderes e, no final de Matrix Revolutions, alguns desses poderes chegaram a ser usados até mesmo no mundo real. Algo que ninguém esperava que fosse possível.

[irp posts=”113164″ name=”Matrix 4: por que Neo se esqueceu que é O Escolhido no trailer do filme?”]

A razão para as máquinas fazerem de tudo para manter o corpo de Neo em segurança pode ser ainda mais complexa e pode ser a razão de ele voltar em Matrix 4 – como um vilão!

O Escolhido: Neo vilão em Matrix Resurrections?

Neo é O Escolhido. Isso é visto ainda no primeiro filme. Fica provado, depois da luta contra o Agente Smith, que o cara realmente é O Escolhido. Nos outros filmes, é possível entender um pouco mais sobre o papel d’O Escolhido.

Basicamente, ele é um humano com programação das máquinas. Ele reúne toda a desconfiança, toda a revolta do subconsciente da humanidade por estar presa na Matrix. E isso dá a ele poderes para mudar o que for preciso.

Sempre que a humanidade atinge um determinado nível de evolução ali dentro, O Escolhido muda tudo e surge uma nova Matrix, é um ciclo. Mas Neo, de certa forma, quebra esse ciclo ao negociar com as máquinas.

No final de Matrix Revolutions, o Oráculo e alguns outros programas já estão na nova Matrix, onde os humanos agora podem escolher se desconectarem se quiserem, não é mais aquela escravidão mental.

Isso é algo bom, mas pode ser um problema já que, sendo assim, se os humanos não precisam mais ser libertos, então O Escolhido perdeu a função. Não serve mais para o que ele servia nas versões antigas da Matrix.

É aí que a situação complica! Um Escolhido sem função, talvez até sem memória, pode ser usado pelas máquinas para recomeçar a guerra e isso faria todo o sentido.

O Arquiteto chega a prometer para Neo que a “espécie” dele, ou seja, as máquinas, não agrediria o primeiro, não quebraria a trégua e, tecnicamente, se O Escolhido rompe essa trégua, não é problema das máquinas, certo?

Neo pode muito bem ser usado como fantoche pelas máquinas para recomeçar o conflito e ainda saírem de vítimas dessa história, já que O Escolhido é, em sua essência, humano.

[irp posts=”79345″ name=”Matrix 4: 7 perguntas que o novo filme pode responder”]

Além disso, tem um outro detalhe importante que deve surgir nesse filme e já vem sendo especulado há algum tempo.

Com os humanos podendo sair da Matrix a hora que quiserem, vai rolar mais casos como o do Cypher, do primeiro filme, que é o que saiu da Matrix, foi liberto, mas quer voltar, porque não suporta a vida no mundo real.

Como fica, então, o papel d’O Escolhido perante essa galera? Já que eles não defendem os interesses das lideranças de Zion, por exemplo.

Eles só querem viver bem na Matrix e tem vários programas malignos, como os Agentes, o Merovíngio e vários outros, que estão dispostos a ajudá-los em troca da liberdade deles.

Será que o Neo não vai favorecê-los de algum jeito? Sendo usado pelas máquinas pra manipular essa galera, para ficar no meio dos interesses dos humanos e das máquinas?

Como isso se resolveria? Será que vai surgir um novo tipo de Escolhido? São essas as questões que ficam e vão queimar neurônios dos fãs de Matrix até dezembro.

[irp posts=”113376″ name=”Matrix 4: ator faz muito mistério e desvia de perguntas sobre jovem Morpheus”]

VEJA MAIS Matrix 4 Matrix Resurrections
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA