Obra máxima da MPB, o LP Os Afro-Sambas será destrinchado em um documentário da Max (futura HBO Max). Os Afro-Sambas: O Brasil de Baden e Vinícius promete investigar, múltiplas dimensões, a criação de um dos álbuns mais marcantes da música brasileira, lançado em 1966.
A produção tem estreia marcada para o dia 24 de junho de 2025, e além da plataforma de streaming, será exibida também no canal HBO.
Filmado entre São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, Os Afro-Sambas: O Brasil de Baden e Vinícius resgata, por meio de depoimentos de músicos, críticos, familiares e amigos, o contexto e a força criativa por trás da parceria entre Baden Powell e Vinicius de Moraes.
Participações Especiais

Baden Powell e Vinicius de Moraes (Divulgação/Max)
A produção reúne participações de nomes como Maria Bethânia, Nelson Motta, Jards Macalé, Dori Caymmi, Russo Passapusso e Cynara Faria, uma das fundadoras do Quarteto em Cy, grupo vocal que participou da gravação original do disco.
A obra apresenta imagens de arquivo inéditas e destaca como a herança afro-brasileira foi fundamental na construção de uma nova linguagem musical entre os instrumentos tradicionais e os ritmos do candomblé.
Repertório
Reconhecida como uma das músicas mais emblemáticas da história nacional, “Canto de Ossanha” abre o disco e sintetiza sua proposta estética e espiritual. Ao lado de faixas impactantes, como “Tempo de Amor”, “Canto de Iemanjá” e “Canto de Xangô”, entre outras, a canção representa o encontro entre ancestralidade, religiosidade e liberdade artística.
Festivais
Antes da estreia oficial, o documentário, que já passou pelo Festival do Rio, foi também exibido no Festival Brasileiro de Cinema de Paris, evento que há mais de duas décadas celebra a produção cinematográfica nacional na capital francesa.
O documentário também fará parte da categoria de competição do 17º In-Edit (Festival Internacional do Documentário Musical), de 11 a 22 de junho, em São Paulo.
Seja o primeiro a comentar