Quem é bom conhecedor do mundo dos animes sabe que existem diversos gêneros para os mais variados tipos de público. Um dos mais conhecidos e populares é o de mecha, que envolve lutas entre robôs gigantes. Ele também é um dos mais antigos, pois está presente desde os primórdios dos animes e mangás, como foi o caso de Astro Boy, por exemplo.
Com o passar das décadas, surgiram diversas animações do gênero, mas algumas se destacaram por irem além das batalhas entre robôs e apresentarem histórias tão boas quanto suas lutas, se tornando referências entre os animes de mechas.
Com isso em mente, confira abaixo cinco animes de mechas que são considerados clássicos do gênero. As informações são do site CBR.
Mobile Suit Gundam
Mazinger Z pode ser considerado o anime e mangá que estabeleceu o gênero de mecha (foi o primeiro a mostrar o operador controlando o robô de dentro dele), mas a história mudou pra valer com o lançamento do clássico Mobile Suit Gundam em 1979.
Para muitos, a franquia foi a grande responsável em popularizar o gênero de mecha não só no Japão, mas em todo o planeta. Ela também se destacou por ser um pouco menos fantasiosa e mais realista.
Entre os principais animes da franquia, podemos citar: Mobile Suit Gundam (a série original), Mobile Suit Zeta Gundam, Mobile Suit Gundam ZZ, Mobile Suit Victory Gundam, Mobile Suit Gundam Wing, Mobile Suit Gundam SEED e Mobile Suit Gundam 00.
[irp posts=”93496″ name=”10 animes ideais para quem é fã de Game of Thrones”]
Super Dimension Fortress Macross
Outro exemplo clássico do gênero de mecha é Super Dimension Fortress Macross (apenas Macross para os mais íntimos). O anime foi lançado em 1982 e seguia a tendência mais realista de Gundam. Sua história abordava o conflito da humanidade contra uma raça alienígena.
O que fez Macross se diferenciar de outros títulos do gênero foi seu foco no romance. O próprio criador, Shoji Kawamori, já afirmou que a história envolve um triângulo amoroso em meio as batalhas de mecha. Surpreendentemente, essa mistura de gêneros tão diferentes deu muito certo nesse caso.
Neon Genesis Evangelion
Para essa lista, não poderíamos nos esquecer justamente de Neon Genesis Evangelion, que não apenas revolucionou o gênero de mecha, mas também o próprio mercado de animes no geral. Tanto que continua influente até hoje, 25 anos após seu lançamento.
Neon Genesis Evangelion aborda a história de um grupo de adolescentes que precisam pilotar mechas gigantes para salvar a Terra de alienígenas. No entanto, o anime se destacou por desconstruir o gênero de mecha e mostrar todos os impactos psicológicos dessa enorme responsabilidade em seus personagens.
Tanto que momentos sombrios e depressivos eram comuns e recorrentes nos episódios de Evangelion, ponto que ajuda a explicar sua imensa influência nos animes até hoje.
Tengen Toppa Gurren Lagann
Como dissemos acima, Neon Genesis Evangelion revolucionou o gênero de mecha e trabalhos posteriores tentaram reproduzir seu sucesso, bem como manter a tendência mais realista.
O anime do gênero que mais se destacou (junto com o último exemplo) desde então foi Tengen Toppa Gurren Lagann (para muitos, apenas Gurren Lagann). No entanto, a animação ganhou destaque por fazer justamente o oposto: ser um pouco mais fantasioso, uma volta às raízes do mecha, e mostrar como era legal e divertido pilotar um robô gigante.
[irp posts=”91586″ name=”Cowboy Bebop e mais: os melhores animes de temporada única”]
Code Geass: Lelouch of The Rebellion
Para terminar, outra série pós-Evangelion que também fez muito sucesso e conquistou fãs foi Code Geass: Lelouch of The Rebellion.
O anime vai muito além de suas lutas entre mechas: Code Geass também possui personagens complexos, intrigas políticas e aborda questões filosóficas, o que o ajudou se destacar entre os fãs.
A história tem como protagonista Lelouch vi Britannia, um príncipe exilado pela própria nobreza que um dia, ganhar o poder de manipular mentes. Com essa nova habilidade, decide se vingar do que aconteceu com ele e livrar o território japonês de um império opressor.
Seja o primeiro a comentar