Os melhores filmes de Marvel e DC lançados nesta década

Augusto Ikeda

Os melhores filmes de Marvel e DC lançados nesta década

A atual década termina nos próximos dias e ficou marcada, nos cinemas, pela popularização definitiva do gênero de longas protagonizados por super-heróis dos quadrinhos. Em especial, os que fazem parte das história da Marvel e DC, que criaram os heróis mais famosos e queridos pelo mundo afora. E quais foram os melhores filmes lançados nos últimos 10 anos?

Há alguns dias, lançamos uma lista com os piores longas de super-heróis lançados nesta década, também considerando apenas personagens criados por Marvel e DC. Agora, vamos focar no espectro oposto e citar os melhores filmes lançados nos últimos 10 anos.

Como existe um consenso geral de que a Marvel não lançou nenhum filme verdadeiramente ruim (apesar de alguns pequenos deslizes) em seu universo cinematográfico, vamos apenas considerar aqueles que realmente foram um sucesso estrondoso de crítica.

Assim, confira abaixo os melhores filmes lançados por Marvel e DC nesta década.

X-Men: Primeira Classe (2011)

Após alguns tropeços com X-Men 3 e Origens: Wolverine, a Fox (que tinha os direitos do mutantes nos cinemas na época) parece ter aprendido com esses erros e lançou X-Men: Primeira Classe, que foca as origens tanto dos X-Men quanto da Irmandade de Mutantes.

O filme foi bem recebido por conta de sua história, direção e desempenho do elenco, que contou com várias caras novas, como James McAvoy, Michael Fassbender e Jennifer Lawrence.

Os Vingadores (2012)

O primeiro grande filme crossover do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) foi um sucesso enorme, ao juntar os heróis que apareceram nos filmes anteriores da franquia. Foi ele o responsável por fazer o público entender melhor o que seria um universo cinematográfico. 

A direção, elenco, efeitos visuais, sequências de ação e trilha sonora foram considerados os pontos positivos de Os Vingadores. Esse foi o primeiro filme da Marvel a bater a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria e ganhou mais três sequências.

O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

A ambiciosa e única trilogia do Batman dirigida por Christopher Nolan teve seu fim decretado com O Cavaleiro das Trevas Ressurge, lançado em 2012. Por conta da qualidade dos filmes anteriores, o longa já era muito aguardado pelo público.

Críticos e fãs consideraram o filme uma conclusão sólida da trilogia, ao apresentar outra história bem construída e realista, boas sequências de ação e um peso emocional muito grande. Alguns fãs do Batman sentem falta até hoje dessa série de filmes que foi muito bem conduzida por Christopher Nolan e Christian Bale. Claro, não poderia ficar de fora desse levantamento de melhores filmes produzidos por Marvel e DC nesta década.

[irp posts=”85630″ name=”Os piores filmes de super-heróis lançados nesta década”]

Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Há quem diga que esse é o melhor filme de todo o UCM. E não é pra menos: o segundo filme solo do Capitão América e aventurou no gênero de política e conspirações, algo inédito e único na franquia, de uma forma ousada e inteligente.

Essa aproximação mais realista, mas sem se sequer de ótimas sequências de ação, fizeram O Soldado Invernal se transformar em um dos filmes mais importante e populares da franquia cinematográfica.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Top 6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente - X-Men

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é considerado uma dos melhores filmes da franquia. Bryan Singer, diretor dos dois primeiros filmes dos X-Men, retornou e apresentou uma história inteligente e cativante, com boas sequências de ação e efeitos visuais.

O retorno de personagens que morreram durante o polêmico X-Men 3 também foi considerado outro ponto positivo pelos fãs e crítica. Pena que esse foi o último filme bom da franquia X-Men, que desandou novamente com seus dois últimos lançamentos.

Guardiões da Galáxia (2014)

guardiões da galáxia

Até 2014, quase ninguém conhecia os Guardiões da Galáxia, equipe cósmica dos quadrinhos da Marvel. Mas bastou a estreia do filme dentro do UCM para esse panorama mudar.

O diretor James Gunn nos apresentou uma aventura irreverente, divertida e tocante, sem falar de sua trilha sonora única e nostálgica, que é elogiada até hoje pelos fãs. Pronto: uma receita de sucesso foi criada. Senhor das Estrelas, Gamora, Drax, Rocket e Groot ganharam uma sequência e um terceiro filme já está bem encaminhado, aguardando apenas um anúncio oficial.

Deadpool (2016)

2016 marcou a estreia do aguardado filme solo do Deadpool, a segunda chance que Ryan Reynolds teve no gênero após o fracasso de Lanterna Verde.

E o ator se redimiu da melhor forma, ao nos apresentar uma aventura mais adulta muito divertida, que foi muito bem recebida pelos fãs. 

Capitão América: Guerra Civil (2016)

O terceiro e último filme solo do Capitão América mais pareceu um Vingadores 2.5, mas de qualquer forma, foi muito bem recebido e é considerado um dos melhores da Marvel.

Com um tom bem parecido com o seu antecessor, o filme é um dos mais importantes do UCM, por ter retratado a divisão dos Vingadores, um divisor de águas dentro da Fase 3 da franquia.

Logan (2017)

O último filme em que Hugh Jackman interpretou o Wolverine foi muito elogiado pelos fãs e críticos. Logan fez sucesso ao optar por uma história mais madura e realista, que pouco lembrava um filme de super-herói.

Sua história, peso emocional e atuação do elenco também foram bastante elogiados. Hugh Jackman não poderia ter tido uma despedida melhor e em alto estilo e Logan merece figurar nesta lista de melhores filmes.

Mulher-Maravilha (2017)

Muitos afirmam que Mulher-Maravilha foi, enfim, o primeiro acerto do universo cinematográfico da DC, principalmente após os tropeços com Batman vs Superman e Esquadrão Suicida. Não é a toa que está aqui nesta lista de melhores filmes lançados por Marvel e DC na década.

A direção, elenco, sequências de ação e visuais foram considerados os pontos positivos do longa protagonizado por Gal Gadot e dirigido por Patty Jenkins. A sequência, Mulher-Maravilha 1984, estreia em 2020.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

O segundo reboot do herói nos cinemas o introduziu no UCM, após o acordo feito por Marvel e Sony. O filme abordou algo diferente dentro da franquia, ao retratar a vida de Peter Parker como estudante do ensino médio.

Sua história, humor e a presença de Robert Downey Jr. e Michael Keaton são considerados os pontos positivos da primeira aventura do amigo da vizinhança na franquia cinematográfica.

Thor: Ragnarok (2017)

Thor: Ragnarok foi o terceiro filme do herói no UCM, mas muitos o consideram seu melhor. O diretor Taika Waititi deu uma cara diferente para o Deus do Trovão, ao apresentar uma temática diferente dos seus antecessores.

Apesar de alguns pequenos exageros no humor, esse foi outro ponto positivo da aventura. Waititi retornará para a sequência, que estreia em novembro de 2021.

Pantera Negra (2018)

O Pantera Negra se tornou o primeiro herói negro a ganhar seu filme solo na Marvel e foi muito bem recebido pelos críticos e fãs. O filme honrou as raízes africanas do personagem, o que contribuiu bastante para seu sucesso.

Esse é o filme solo do UCM que mais arrecadou em bilheteria e chegou a ser considerado um dos melhores de 2018. Sua sequência chega aos cinemas em maio de 2022.

[irp posts=”85642″ name=”Diretor de Quarteto Fantástico ataca filmes da Marvel ao elogiar ‘O Irlandês'”]

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

O terceiro filme da equipe mais famosa da Marvel nos cinemas estava cercado de grandes expectativas. E elas foram correspondidas: o filme foi um imenso sucesso e a Marvel foi premiada por conta de sua audácia e ousadia, ao nos mostrar um crossover com quase todos os personagens que apareceram na franquia cinematográfica.

E o que falar do seu final chocante, em que Thanos conseguiu matar metade do universo como tanto queria? A cena já pode ser considerada uma das mais marcantes do gênero de super-heróis. E o futuro ainda reservaria algo melhor.

Deadpool 2 (2018)

Se o primeiro já foi bom, o segundo foi ainda melhor. A sequência do filme protagonizado pelo mercenário falastrão foi ainda mais divertida e sangrenta que o original.

O filme também apresentou uma série de novos personagens, o que enriqueceu ainda mais a sequência. Agora, é aguardar e ver como que nosso amigo Wade Wilson será introduzido no UCM, que é um pouco mais familiar.

Shazam! (2019)

shazam

No início deste ano, a DC lançou Shazam! nos cinemas e enfim, os fãs puderam ver o jovem Billy Batson se transformando no herói (bem como seus irmãos adotivos, no final do filme).

A aventura cativou muitos fãs por mostrar a importância da família em nossas vidas, sem contar seu tom mais leve, humor e atuação do elenco.

Vingadores: Ultimato (2019)

Se os fãs da Marvel já haviam ido à loucura com Guerra Infinita, mal sabiam o que Vingadores: Ultimato reservava para eles. A grande aventura do UCM concluiu muitas jornadas e histórias importantes dos seus últimos 10 anos e não poderia ficar fora desta lista de melhores filmes.

Cheio de ação, acontecimentos e com uma carga emocional muito grande, Vingadores: Ultimato se transformou em um sucesso absoluto, o que rendeu para o longa o posto de maior bilheteria da história do cinema, após 10 anos de reinado de Avatar.

Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

A segunda aventura do amigo da vizinhança no UCM também foi muito bem recebida e avaliada pelos fãs e críticos. Ao contrário do antecessor, Longe de Casa mostrou o Homem-Aranha em uma viagem pela Europa, enquanto tinha de lidar com a ameaça de Mysterio.

Homem-Aranha: Longe de Casa ganhou o público por misturar filme de super-herói com romance adolescente, sem se esquecer da fórmula consagrada da franquia, com ação e humor. O terceiro filme do amigo da vizinhança estreia nos cinemas em 2021.

Coringa (2019)

Para terminar nossa lista, não podemos nos esquecer do recente Coringa, que foi bastante elogiado. Apesar de ter sido estrelado pelo maior inimigo do Batman, sabemos que o filme foi muito realista e praticamente não parecia baseado em quadrinhos.

A atuação de Joaquin Phoenix na pele de Arthur Fleck/Coringa foi um dos grandes pontos positivos do filme e muitos já pedem para que ele concorra ao Oscar em 2020. O filme esteve cercado de algumas polêmicas, por conta de sua violência e a maneira que retratou problemas mentais, mas ainda assim, também se tornou um sucesso e ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria.

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA