Ele pode não ser tão lembrado como alguns vilões da Marvel, mas já atrapalhou a vida de muitos personagens da editora: estamos falando de Mephisto.
Esse personagem se trata de um demônio que desde sua introdução nos quadrinhos da empresa, atormentou a vida de muitos heróis e manipulou diversos eventos a seu favor.
O nome do demônio anda em evidência por conta das suspeitas de que ele pode se tratar do vilão de WandaVision, série do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) para o Disney+. Há quem diga que ele é o grande responsável por manipular os eventos da série.
Caso queria saber mais detalhes a respeito de Mephisto, confira abaixo um guia com seus poderes e habilidades.
Mephisto: tudo que você precisa saber sobre o vilão
Criação
Mephisto foi criado por Stan Lee e John Buscema e fez sua estreia nos quadrinhos em dezembro de 1968, na terceira edição da HQ solo do Surfista Prateado.
O personagem foi baseado no demônio presente na famosa lenda alemã de Fausto, chamado Mefistófeles.
O vilão foi originalmente apresentado como um inimigo recorrente e perpétuo do Surfista Prateado. No entanto, ele logo se tornou oponente de outros heróis da Marvel, como Thor e o Motoqueiro Fantasma, e se envolveu em importantes histórias da editora.
História de Mephisto
Origens
Até hoje, as origens de Mephisto são um pouco confusas e quase nada claras.
O demônio afirma ter sido criado, assim como outros de sua espécie, por um ser supremo cujo suicídio resultou na criação do Universo Marvel dos quadrinhos e também nas Joias do Infinito (que são chamadas de Gemas nas HQs).
Mephisto diz ser o governante de uma dimensão de bolso que ele chama de Inferno, apesar de não se tratar do inferno propriamente dito, citado pelo cristianismo. No fundo, ele usa o termo como forma de explorar o medo que os humanos possuem do local.
Por ter existido desde o início dos tempos, Mephisto sempre influenciou e participou de diversos eventos ao longo da existência da humanidade.
Principais histórias
Em sua primeira aparição nos quadrinhos da Marvel, Mephisto queria se apoderar da alma nobre do Surfista Prateado. Para isso, sequestrou Shalla-Bal, o primeiro grande amor de Norrin Radd.
O Surfista Prateado foi até a dimensão de Mephisto pra resgatar Shalla-Bal e o vilão tentou se apoderar da alma no herói.
No entanto, o processo teve o efeito oposto: Mephisto logo notou que a pureza e a bondade do herói começaram a influenciar sua mente. Ele admitiu derrota e libertou o Surfista e Shalla-Bal.
Depois, Mephisto voltou a atormentar o Surfista Prateado, que se livrou do vilão mais uma vez. A partir daí, ele também começou a atrapalhar a vida de outros heróis da Marvel.
O primeiro foi Thor. Em uma ocasião, o Odinson ficou preso no corpo de Loki e foi banido justamente para a dimensão governada pelo demônio. Lady Sif e os Três Guerreiros tiveram de ir até o local para resgatar o herói.
Mephisto também já se apoderou da alma de Cynthia von Doom, a mãe do Doutor Destino. Ela fez um acordo com o vilão para matar um grupo de homens que a perseguiam, mas no processo, também tirou as vidas de crianças que moravam no mesmo local.
Horrorizada com o que fez, Cynthia tirou a própria vida. Em seguida, sua alma foi parar na dimensão de Mephisto, onde seria torturada por toda eternidade. No entanto, o Doutor Estranho conseguiu libertá-la do local e ela pôde ir ao paraíso.
Outro herói que sofreu nas mãos de Mephisto foi o Motoqueiro Fantasma (no caso, a versão de Johnny Blaze). Acreditando se tratar de Satã, o personagem fez um pacto com o demônio para salvar seu padrasto, “Crash” Simpson, de morrer de câncer em troca de sua alma.
O acordo deu certo, mas Mephisto fez o padrasto do herói morrer por conta de ferimentos decorrentes de um acidente.
No entanto, Johnny foi salvo de ter sua alma levada por Mephisto graças a Roxanne Simpson, filha de Crash. Ainda assim, o vilão fez o demônio Zarathos se apoderar do corpo de Blaze, o que o fez se transformar no Motoqueiro Fantasma.
Mais uma heroína que sofreu bastante por conta do vilão é a Feiticeira Escarlate.
Wanda Maximoff usou seus poderes de manipulação da realidade para criar os filhos Billy e Tommy. No entanto, mal sabia ela que usou fragmentos da alma do próprio demônio.
Após algum tempo, as almas dos dois foram absorvidas por Mephisto. Wanda sofreu tanto ao ponto de sua mentora, Agatha Harkness, apagar suas memórias para aliviar o sofrimento da heroína.
Eventualmente, os gêmeos renasceram em outros corpos e se transformaram nos heróis Wiccano e Célere.
Uma história pra lá de polêmica que envolveu Mephisto foi o arco One More Day, parte das HQs do Homem-Aranha.
Após a Tia May ter sido ferida por um atirador e ficado em estado grave, Mephisto se aproximou de Peter Parker e propôs um acordo: ele salvaria a Tia May da morte e mais ninguém saberia de sua identidade real (que o herói havia revelado por conta dos acontecimentos da Guerra Civil).
No entanto, Peter teria de abrir mão do seu casamento com Mary Jane. Os dois se esqueceriam do matrimônio e nem teriam mais lembranças do passado que tiveram juntos. Sem outra escolha, o casal aceitou a proposta.
Essa história ficou famosa, mas de forma negativa, pois os fãs e críticos criticaram bastante o enredo.
Esses são apenas alguns dos personagens que sofreram nas mãos de Mephisto. Outros exemplos são o Demolidor, Doutor Estranho, Nighthawk, Beyonder, Pantera Negra, Harpia e o Noturno.
Poderes e habilidades de Mephisto
Por ser um demônio, o vilão tem diversos poderes e algumas habilidades importantes, com destaque para:
- Força, velocidade, resistência e durabilidade sobre-humanos
- Imortalidade
- Manipulação mágica
- Acordos místicos (ele gosta de fazer acordos com outras pessoas e muitas vezes, pede a alma delas em troca de um favor)
- Mudança de forma
- Manipulação da realidade
- Capacidade prender pessoas em sua realidade
- Imunidade ao Olhar de Penitência do Motoqueiro Fantasma
- Estrategista de primeira
- Ótimo mentiroso e manipulador
- Grandes conhecimentos de ocultismo.
Apesar de seus grandes poderes, Mephisto também possui algumas fraquezas.
Por exemplo, ele só consegue subjulgar pessoas se elas aceitarem se submeterem a ele. Além disso, sua manipulação da realidade não é permanente. Por exemplo, o Homem-Aranha e Mary Jane voltaram a se casar após um tempo.
Os poderes de Mephisto também diminuem aos poucos se ele ficar muito tempo fora de sua dimensão. Por conta disso que ele costuma usar manipular os outros para executar seus planos.
Isso é tudo que você precisava saber a respeito do vilão. Caso queria saber ainda mais detalhes sobre ele, uma opção é visitar o site oficial da Marvel em inglês.
Para ficar por dentro de tudo que acontece na Marvel, seja nos quadrinhos, filmes e série, se inscreva no canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.
Seja o primeiro a comentar