Por André Luiz Fernandes
Quem assistiu ao filme do Superman deve ter percebido um detalhe interessante: a cidade de Metrópolis está localizada no estado americano do Delaware. Ao contrário do universo Marvel, que traz as aventuras de seus heróis acontecendo no “nosso” mundo, na DC existem lugares únicos, fictícios, como é o caso da cidade onde vive e trabalha Clark Kent.
A localização exata de Metrópolis no filme foi confirmada pelo diretor James Gunn ao Screen Rant. No entanto, o cineasta não decidiu isso de forma arbitrária: há todo um histórico que coloca a cidade do Superman no estado da costa leste dos Estados Unidos, e há também um grande responsável por isso: Mark Gruenwald, escritor e editor que ficou famoso, ironicamente, na Marvel.
Gruenwald começou escrevendo em fanzines antes de ganhar fama. Esses fanzines eram basicamente revistas não-oficiais, escritas por fãs, que muitas vezes ajudavam a entender e explicar conceitos dos quadrinhos, que começavam a ficar complexos entre os anos 70 e 80. E foi nesse contexto que Mark definiu, em um fanzine sobre a Liga da Justiça, que Gotham City ficava localizada em New Jersey, enquanto Metrópolis ficava no Delaware, separadas por uma baía.
O material não era chancelado pela DC, mas acabou servindo de base para outros trabalhos, como O Atlas do Universo DC, de Paul Kupperberg. Diversos autores foram usando essa informação como referência, e mesmo que em alguns casos a localização tenha sido mudada, o fato de Metrópolis estar situada no Delaware se tornou oficial, de forma “orgânica”, por assim dizer.
James Gunn é um grande conhecedor de quadrinhos e resolveu manter a referência para seu reboot do universo DC no cinema. O Superman dos filmes vive no Delaware, mas será que o Batman dessa realidade também é um residente de New Jersey? Descobriremos quando o morcegão fizer sua estreia na franquia.
Seja o primeiro a comentar