Empresas como Microsoft, DocuSign, Amazon, Nortonlifelock e PayPal são os alvors favoritos dos hackers, aponta estudo recente da Cisco Talos.
Essas empresas são as principais vítimas dos golpes cibernéticos, onde criminosos abusam da confiança depositada nessas marcas para roubar informações sensíveis dos usuários.
Entre março e abril de 2024, os pesquisadores da Talos analisaram casos de “impersonificação de marcas” ao redor do mundo. O resultado foi um ranking com as 30 marcas mais utilizadas pelos hackers.
Além das já mencionadas, a lista inclui nomes como Chase, Geek Squad, Home Depot, Adobe e Instagram.
Ameaças cibernéticas como essas consistem em enganar os usuários, fazendo-os revelar suas credenciais através de métodos que variam desde a manipulação de código-fonte HTML até táticas complexas envolvendo servidores remotos.
Os criminosos estão constantemente aperfeiçoando suas estratégias para enganar usuários desatentos.
“Essas descobertas destacam a necessidade urgente de vigilância intensificada e medidas proativas na luta contra o crime cibernético, o que ajuda os usuários e empresas a treinarem seus funcionários para ficarem mais atentos ao verem determinadas marcas em e-mails“, explica o estudo da Cisco Talos.
Para combater essa ameaça crescente, a Cisco introduziu um novo recurso destinado a detectar a impersonificação de marcas em e-mails.
“Desenvolvida em resposta à crescente sofisticação dos adversários, esta solução promete fortalecer a segurança de e-mail para organizações e indivíduos em todo o mundo“, conclui o estudo.
Essas medidas são fundamentais para proteger tanto empresas quanto usuários finais, já que, segundo o estudo, “os seres humanos ainda são o elo mais fraco na cibersegurança“.
A conscientização e o treinamento contínuo são essenciais para evitar cair nesses golpes cada vez mais sofisticados.
Para manter-se seguro contra essas ameaças crescentes, é essencial estar sempre atualizado sobre práticas de segurança digital.
Fique atento às últimas notícias e medidas de proteção, e não deixe de investir em educação cibernética. Proteja suas informações valiosas e navegue com tranquilidade no mundo digital.
FONTE: Forbes
Seja o primeiro a comentar