Em uma recente entrevista, Jason Ronald, vice-presidente da divisão Next Generation da Microsoft, revelou que a empresa está trabalhando para integrar os sistemas Xbox e Windows com o objetivo de criar uma experiência de jogo portátil mais eficiente e acessível.
O foco é unir a potência e a versatilidade do Windows com a interface otimizada para jogos do Xbox, proporcionando uma experiência aprimorada para os jogadores.
Ronald destacou que, embora a Microsoft tenha investido 20 anos no desenvolvimento de um sistema operacional de classe mundial, esse sistema está majoritariamente restrito aos consoles.
Com o objetivo de transformar o Windows em uma plataforma ainda mais voltada para o público gamer, a empresa planeja trazer inovações desenvolvidas no Xbox para dispositivos PC e handhelds.
Durante uma recente entrevista à The Verge, Jason Ronald discutiu as mudanças que a Microsoft está preparando para melhorar a experiência em dispositivos portáteis de jogo.
Ele explicou que dispositivos como o ASUS ROG Ally ainda enfrentam dificuldades devido à interface do Windows, que, apesar de ser versátil, não foi criada pensando especificamente no jogo. Isso faz com que a experiência de uso seja muitas vezes frustrante em telas pequenas, como as de 7 ou 8 polegadas.
Ronald explicou que a estratégia da Microsoft é “trazer o melhor de Xbox e Windows juntos”, aproveitando os 20 anos de experiência em sistemas operacionais focados em consoles, mas que, com essa fusão, serão adaptados para PCs e dispositivos portáteis.
Ele ressaltou que, ao integrar essas plataformas, a empresa pretende criar uma experiência de jogo premium em qualquer dispositivo.
Atualmente, muitos jogadores preferem dispositivos como o Steam Deck, que conta com o SteamOS, um sistema otimizado para jogos. Por outro lado, dispositivos com Windows 11 oferecem maior versatilidade, mas isso vem a custa de uma experiência de jogo que pode ser prejudicada pela interface genérica e a dificuldade de usá-la em telas pequenas.
Ronald finalizou dizendo que, no fim das contas, o objetivo da Microsoft é tornar o Windows excelente para jogos em qualquer dispositivo. Ele afirmou: “A realidade é que o sistema operacional do Xbox é construído sobre o Windows, então há muita infraestrutura que podemos transferir do console para o PC e oferecer uma experiência de jogo premium em qualquer dispositivo.”
Com a crescente popularidade dos dispositivos portáteis de jogos, a Microsoft está pronta para fazer desses aparelhos algo mais próximo de consoles de jogo completos, sem as limitações de dispositivos com foco em múltiplas funções.
Se as mudanças planejadas se concretizarem, a experiência de jogo portátil no futuro será muito mais focada em diversão e performance, ao invés de ser uma simples fusão de computador portátil e videogame.
Fonte: Insider Gaming
Seja o primeiro a comentar