Microsoft usará jogos para treinar sua nova IA, revela CEO

Gabriel Leyvison

Microsoft usará jogos para treinar sua nova IA, revela CEO

A Microsoft está avançando com seus planos para a tecnologia Muse AI, voltada para videogames.

Em uma recente entrevista, o CEO da empresa, Satya Nadella, revelou que a companhia está se preparando para treinar seu novo sistema de inteligência artificial utilizando um catálogo de jogos.

Durante sua participação no Dwarkesh Patel Podcast, Nadella explicou que a Muse AI será ensinada a jogar, analisando comandos e gerando respostas em tempo real.

“Quando Phil Spencer me mostrou isso pela primeira vez, ele tinha um controle do Xbox, e esse modelo basicamente pegava a entrada e gerava uma saída com base no comando recebido. E era consistente com o jogo”, afirmou o executivo.

Ele ainda comparou a experiência ao surgimento de outras tecnologias revolucionárias. “Para mim, esse foi um momento de grande impacto, como quando vimos o ChatGPT completar frases, o DALL-E criar imagens ou o Sora gerar vídeos. Esse é um desses momentos”, acrescentou Nadella.

Impacto da IA no futuro dos jogos

Embora o CEO da Microsoft não tenha detalhado como essa tecnologia será aplicada no desenvolvimento de games ou para os jogadores, a empresa já mencionou algumas possibilidades no anúncio do Muse AI.

Entre elas, estão a assistência na criação de jogos, melhorias na acessibilidade e até preservação de títulos antigos.

A presença da inteligência artificial no universo dos games tem gerado muitos debates. Recentemente, usuários da plataforma Steam começaram a pedir filtros para identificar jogos que utilizam IA generativa.

Além disso, o tema também divide opiniões entre líderes da indústria. O CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, chegou a afirmar que “não existe algo como inteligência artificial”.

A Microsoft segue investindo no avanço da Muse AI, enquanto a comunidade gamer observa atentamente os próximos passos da empresa.

Fonte: Insider Gaming

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA