Nomeada de “Oasis”, essa nova versão foi criada pela empresa Decart e se baseia em milhões de horas de gravações do jogo para criar uma experiência onde erros, falhas e “alucinações” transformam o cenário em um pesadelo cheio de mistérios, remetendo a lendas urbanas e mitos digitais.
O “Oasis” foi desenvolvido utilizando a técnica de “previsão de próximos quadros”, que calcula a sequência de imagens com base nas ações dos jogadores.
Assim, o sistema, que não possui um código de jogo tradicional nem regras pré-definidas, gera uma simulação das físicas e gráficos de Minecraft.
Segundo a Decart, “Oasis recebe comandos do teclado e mouse e gera a jogabilidade em tempo real, simulando fisicamente o ambiente de forma interna”.
Falhas e “alucinações” tornam Minecraft em um espaço assombrado
Diferente da versão oficial do jogo, onde tudo se mantém em uma lógica fixa, a Oasis apresenta alterações e erros que criam um cenário instável.
Jogadores relataram eventos como o surgimento de estruturas de madeira que se montam sozinhas ao serem posicionadas, objetos que mudam de lugar ou forma, plantas e animais que se transformam e paisagens que se alteram conforme o jogador se move. “É como assistir aos sonhos de uma criança obcecada por Minecraft,” comentou um usuário.
Confira:
1/ We are excited to introduce Oasis, the world's first real-time AI world model, developed in collaboration with @Etched. Imagine a video game entirely generated by AI, or a video you can interact with—constantly rendered at 20 fps, in real-time, with zero latency pic.twitter.com/WAJFRyfTzS
— Decart (@DecartAI) October 31, 2024
Além disso, a versão AI de Minecraft apresenta referências às lendas que circulam entre a comunidade, como o Herobrine e outras entidades misteriosas.
Jogadores experimentam situações onde são transportados para lugares aleatórios, como salas vazias, campos de neve ou até mesmo espaços sem saída, o que reforça a ideia de um ambiente sobrenatural.
Uh guys
I think something is wrong with my game https://t.co/ss3rjrruxH pic.twitter.com/IQldEKhi6o
— Grace (cross posting arc) (@kindgracekind) November 1, 2024
Futuro dos jogos com IA?
Embora Oasis não seja uma substituição do Minecraft original, a experiência demonstra o potencial de jogos gerados por IA, que trazem novidades e complexidade ao cenário de games.
No entanto, é uma abordagem que exige alto consumo de recursos para rodar uma versão “imprecisa” de Minecraft, algo que ainda se distancia de ser o futuro dos jogos.
Fonte: Forbes
Seja o primeiro a comentar