Minecraft ganha versão feita com IA e o resultado é BIZARRO

Gabriel Leyvison

Minecraft ganha versão feita com IA e o resultado é BIZARRO
Um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, Minecraft acaba de receber uma versão assombrada gerada por inteligência artificial (IA).

Nomeada de “Oasis”, essa nova versão foi criada pela empresa Decart e se baseia em milhões de horas de gravações do jogo para criar uma experiência onde erros, falhas e “alucinações” transformam o cenário em um pesadelo cheio de mistérios, remetendo a lendas urbanas e mitos digitais.

O “Oasis” foi desenvolvido utilizando a técnica de “previsão de próximos quadros”, que calcula a sequência de imagens com base nas ações dos jogadores.

Assim, o sistema, que não possui um código de jogo tradicional nem regras pré-definidas, gera uma simulação das físicas e gráficos de Minecraft.

Segundo a Decart, “Oasis recebe comandos do teclado e mouse e gera a jogabilidade em tempo real, simulando fisicamente o ambiente de forma interna”.

Falhas e “alucinações” tornam Minecraft em um espaço assombrado

Diferente da versão oficial do jogo, onde tudo se mantém em uma lógica fixa, a Oasis apresenta alterações e erros que criam um cenário instável.

Jogadores relataram eventos como o surgimento de estruturas de madeira que se montam sozinhas ao serem posicionadas, objetos que mudam de lugar ou forma, plantas e animais que se transformam e paisagens que se alteram conforme o jogador se move. “É como assistir aos sonhos de uma criança obcecada por Minecraft,” comentou um usuário.

Confira:

Além disso, a versão AI de Minecraft apresenta referências às lendas que circulam entre a comunidade, como o Herobrine e outras entidades misteriosas.

Jogadores experimentam situações onde são transportados para lugares aleatórios, como salas vazias, campos de neve ou até mesmo espaços sem saída, o que reforça a ideia de um ambiente sobrenatural.

Futuro dos jogos com IA?

Embora Oasis não seja uma substituição do Minecraft original, a experiência demonstra o potencial de jogos gerados por IA, que trazem novidades e complexidade ao cenário de games.

No entanto, é uma abordagem que exige alto consumo de recursos para rodar uma versão “imprecisa” de Minecraft, algo que ainda se distancia de ser o futuro dos jogos.

Fonte: Forbes

VEJA MAIS AI Minecraft
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA