Se você já jogou Pokémon Red & Blue, em algum momento deve ter se encontrado com o MissingNo, um glitch (atividade em que o jogador explora alguma falha do jogo para se beneficiar disso) existente dentro do game que se tornou muito famoso entre os jogadores. Caso já tenha se perguntado a respeito dele, continue com a leitura abaixo.
O glitch do MissingNo ganhou fama após ser divulgado pela revista Nintendo Power em maio de 1999. A própria publicação alertou jogadores que se fizessem isso, poderiam perder os dados salvos no game e causar problemas em seus gráficos.
Para quem não se lembra, era preciso seguir três passos para encontrar o MissingNo:
- Assistir ao tutorial de captura de Pokémon com o velhinho em Viridian;
- Voar para a Ilha Cinnabar com uma criatura que possa usar Fly;
- Usar Surf na divisa entre o mar e continente.
Pronto: uma hora MissingNo aparece para o jogador, que pode escolher lutar contra ele, fugir e até mesmo capturá-lo. Relembre todo o processo no vídeo abaixo:
Muitos jogadores toparam encarar o glitch, mesmo com os avisos dados pela Nintendo Power, por um simples motivo: encontrar o MissingNo fazia o sexto item no menu do jogador aumentar seu número para 128.
Muitos se aproveitaram do erro para conseguir Rare Candys quase que ilimitados, já que o item era útil para fazer Pokémon evoluírem mais rápido.
[irp posts=”87565″ name=”Anime de Pokémon tem captura mais inusitada já feita por Ash”]
No entanto, o encontro com MissingNo causava um erro permanente no Hall da Fama do jogo e poderia causar outros problemas no game.
O MissingNo aparecia em Pokémon Red & Blue por conta de erros em três eventos na programação do jogo. São eles:
- O game não conseguia carregar corretamente o valor relativo à área em que o personagem se encontrava;
- O game armazenava temporariamente o nome do jogador no buffer de dados;
- O game faz uso do chamado “tratamento de exceções”, que é a forma que o jogo lida com situações em que o valor do buffer não corresponde a um Pokémon da base.
Se ficou difícil de entender, cada um desses três erros meio que correspondem aos três passos necessários para fazer o MissingNo aparecer para o jogador.
Para terminar, esse nome é uma abreviação de “missing number” (“número faltante”, em tradução direta). Por conta disso, muitos jogadores imaginaram se tratar de um Pokémon a mais que ficou de fora do game, mas a própria Nintendo já confirmou que se trata de um glitch.
Seja o primeiro a comentar