Uma editora norte-americana decidiu alterar trechos que hoje são considerados ofensivos dos clássicos livros ‘Matilda‘ e ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’.
Segundo o jornal The Telegraph, as obras originais de Roald Dahl possuem termos gordofóbicos, de violência de raça e gênero, além de expor capacitismo.
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
Segundo um porta-voz da Roald Dahl Story Company, as alterações serão realizadas em parceria com a Puffin e o coletivo Inclusive Minds.
“Queremos garantir que as maravilhosas histórias e personagens de Roald Dahl continuem sendo apreciados por todas as crianças hoje. Ao publicar novas tiragens de livros escritos anos atrás, não é incomum revisar o idioma usado junto com a atualização de outros detalhes, incluindo a capa do livro e o layout da página”, disse à Variety.
“Nosso princípio orientador tem sido manter as histórias, os personagens e a irreverência e o espírito aguçado do texto original. Quaisquer alterações feitas foram pequenas e cuidadosamente consideradas”.
Uma das mudanças, por exemplo, será a troca da frase “enormemente gordo” para apenas “enorme”.
Já em Matilda, a descrição de Miss Trunchbull passa a ser como a “mulher mais formidável”, dando adeus à “fêmea mais formidável do mundo”.
Outros títulos infantis da editora também sofrerão modificações em linguagem considerada ofensiva.
Não será a primeira intervenção linguística nos clássicos infantis. As duas adaptações para o cinema de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’ também trouxeram mudanças no mesmo sentido.
No primeiro filme, inclusive, os Oompa Loompas passaram de “homens pequenos” para “pessoas pequenas”. Na segunda obra, a mudança é ainda mais nítida: o “Bunce, o pequeno anão barrigudo” tornou-se apenas “Bunce”.
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
Matilda virou trama da Netflix
Matilda: O Musical mostra a mais nova versão da garotinha extraordinária e criativa – sucesso da Sessão da Tarde nos anos 90 – numa produção da Netflix.
O filme fez o maior sucesso entre os fãs. A adaptação era considerada como um dos títulos mais aguardados da plataforma.
[irp posts=”80416″ name=”Sessão da Tarde: como é feita a escolha dos filmes do programa”]
Dessa vez, a história publicada originalmente por Roald Dahl em 1988 ganhou uma versão musical (que, por sua vez, é uma adaptação da peça de teatro com mesmo nome).
“Eu não sabia que precisava de um musical da Matilda até ver o trailer do musical da Matilda”, disse um usuário do Twitter.
“Está tão lindinho, tenho certeza que será o único musical que eu vou gostar”, afirmou outro internauta.
O elenco conta com Emma Thompson (Agatha Trunchbull), Alisha Weir (Matilda Wormwood) e Lashana Lynch (Jenny Honey). O filme é comandado por Matthew Warchus.
A adaptação musical de Matilda foi lançada na Netflix em 25 de dezembro de 2022.
Confira o trailer:
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
[irp posts=”60088″ name=”#MatildaChallenge: desafio da Matilda bomba nas redes e até atriz participa”]
Seja o primeiro a comentar