Monstros S.A. é um dos filmes mais populares e conhecidos da Pixar, tanto que foi um dos poucos que ganhou uma sequência. O que quase ninguém deve saber é que o longa é acusado por alguns de ter plagiado um longa infantil lançado em 1989.
Esse filme em questão se chama Os Monstrinhos e foi estrelado pelo ex-astro mirim Fred Savage. Neste longa, ele vive o protagonista Brian Stevenson, um garoto que é constantemente culpado por coisas que não fez e fica convencido de que tudo é artimanha de um monstro.
Um dia, Fred consegue pegar o monstro no flagra, uma criatura humanoide e de pele azul chamada Maurice. Os dois descobrem que possuem interesses em comum e se tornam amigos.
Para a alegria de Fred, Maurice apresenta para ele o mundo dos monstros, local em que ele pode fazer o que quiser sem ser atrapalhado por seus pais.
https://www.youtube.com/watch?v=lK31KTIs6Aw
Lendo toda essas informações, não há como não negar que existem muitas semelhanças entre os dois filmes.
A principal delas é esse mundo alternativo em que monstros vivem, que existe em paralelo com o real.
Outro ponto usado por aqueles que acusam Monstros S.A. de plágio é que o próprio Maurice se parece muito com o protagonista Sulley.
Afinal, os dois tem pele azul e um par de chifres na cabeça. Além disso, também se tornaram amigos de crianças humanas e se aproximaram bastante delas.
Não podemos ignorar o fato de que os dois filmes também contam com portais que ligam o mundo real com o dos monstros, que só são acessíveis pelo quarto de crianças, e apresentam uma perseguição por essas realidades na parte final.
Por fim, tanto Monstros S.A. quanto Os Monstrinhos contam com um vilão monstro que quer sequestrar crianças do mundo real e que a amizade formada entre a criatura e o humano é obrigada a ser desfeita no fim.
Assim como é o caso de O Rei Leão, não podemos ter certeza absoluta de que Monstros S.A. é mesmo um plágio de Os Monstrinhos e a resposta, certamente, jamais será revelada.
De qualquer forma, todas essas pistas são suficientes para nos deixar com uma pulga atrás da orelha, não é verdade?
Seja o primeiro a comentar