A atriz Maggie Smith, conhecida mundialmente por seus papéis em Harry Potter e Downton Abbey, faleceu aos 89 anos, anunciou sua família nesta sexta-feira (27).
Segundo comunicado divulgado por seus filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, a atriz morreu em um hospital, cercada por amigos e familiares.
“É com grande tristeza que temos que anunciar a morte da Dama Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó”, informaram seus filhos em nota.
Eles também agradeceram à equipe do hospital Chelsea and Westminster pelos cuidados nos últimos dias e pediram respeito à privacidade da família durante o luto.
Maggie Smith teve uma carreira brilhante no cinema, teatro e televisão, com mais de 60 filmes no currículo. Ela se tornou um ícone global ao interpretar a professora Minerva McGonagall nos filmes da saga Harry Potter, começando em 2001.
Em 2008, enquanto gravava Enigma do Príncipe, a atriz foi diagnosticada com câncer de mama. Mesmo em tratamento, ela continuou filmando e contou com o apoio da equipe de caracterização para disfarçar os efeitos da quimioterapia.
“Não fiquei nervosa – bem, eu estava –, mas não pensei que fosse nada sério porque, anos atrás, eu já tinha sentido um caroço e tinha sido levada para o hospital. Era benigno, então presumi que o novo também seria”, relatou Maggie na época.
Além disso, a atriz também enfrentava a doença de Graves, uma condição autoimune que afeta a tireoide e pode causar o deslocamento dos olhos.
Sua atuação como Lady Violet em Downton Abbey também foi amplamente aclamada, conquistando um Globo de Ouro e três Emmys. “Eu vivia uma vida perfeitamente normal antes de Downton Abbey […] Ia ao teatro, galerias de arte, coisas assim, sozinha. Agora já não posso mais”, revelou em entrevistas.
Maggie Smith foi uma das atrizes mais premiadas de sua geração, com dois Oscars: Melhor Atriz por Primavera de uma Solteirona (1969) e Melhor Atriz Coadjuvante por Califórnia Suite (1978).
Ela também recebeu oito Bafta Awards, quatro Emmys, três Globos de Ouro e um Tony, além de ser laureada com o título de Dama da Ordem do Império Britânico em 1990.
Sua trajetória nos palcos começou nos anos 1950 na Oxford Playhouse, seguida por uma passagem de sucesso no Royal National Theatre, onde trabalhou ao lado de seu primeiro marido, o ator Robert Stephens.
Maggie interpretou uma vasta gama de personagens ao longo de sua carreira, desde madre superiora em Mudança de Hábito até a carismática professora de transfiguração em Harry Potter.
No plano pessoal, seu casamento com Robert Stephens terminou em 1975, e ela se casou novamente com o dramaturgo Beverley Cross, com quem viveu e trabalhou no Canadá.
Maggie Smith deixa dois filhos, ambos atores, que também seguiram os passos da mãe na indústria cinematográfica. Seu legado como uma das maiores atrizes britânicas continuará a inspirar gerações futuras.
Além de Michael Gambon: todos os outros atores de Harry Potter que já morreram
Fonte: O Globo
Seja o primeiro a comentar