A roteirista e produtora Jeri Taylor, conhecida por seu trabalho marcante na franquia Star Trek, faleceu na última quarta-feira (23) aos 86 anos. A notícia foi confirmada pelo filho, Andrew Enberg, que comunicou ao The Hollywood Reporter que sua mãe morreu de causas naturais.
“Minha mãe prosperou em uma indústria dominada por homens, mas ela fez isso sem ser super agressiva”, disse Enberg em nota. “Ela fez isso com com paixão e gentileza. Ela era como uma mãe supervisora para todo o mundo”, completou.
Carreira de destaque em Star Trek
Jeri Taylor começou a ganhar notoriedade ao trabalhar na série Star Trek: A Nova Geração, estrelada por Patrick Stewart, durante uma quarta temporada, em 1990. Seu talento como roteirista logo a fez subir de posição, sendo promovida a co-produtora executiva na sexta temporada e, posteriormente, tornando-se showrunner na última temporada da série, em 1993.
Além disso, Taylor foi co-criadora de Star Trek: Voyager, ao lado de Rick Berman e Michael Pillar. Ela também atuou como showrunner nas primeiras quatro temporadas da série e desempenhou um papel crucial ao criar a personagem capitã Kathryn Janeway, a primeira protagonista feminina da franquia. Durante os últimos três anos da Voyager, Taylor avançou como consultora criativa.
Outros trabalhos na TV
Nascida em 1938, em Ohio, Taylor construiu uma longa e respeitada carreira na televisão, participando de produções como O Incrível Hulk, Magnum PI e Quincy. Sua trajetória no entretenimento, marcada por grandes sucessos, é extremamente reconhecida por sua contribuição ao mundo da ficção científica.
Jeri Taylor deixa dois filhos e um legado inquestionável no universo das séries de televisão, especialmente em Star Trek, onde sua visão ajudou a moldar uma geração de fãs e produções que até hoje conquistam milhões de pessoas ao redor do mundo.
Seja o primeiro a comentar