Morre Michael Gambon, o 2º Dumbledore da franquia Harry Potter

José Elias Mendes

Morre Michael Gambon, o 2º Dumbledore da franquia Harry Potter

O mundo do cinema e do teatro está de luto com a morte de Michael Gambon, o ator que interpretou Albus Dumbledore na franquia Harry Potter.

Ele faleceu nesta quinta-feira, 28 de setembro de 2023, aos 82 anos, após um agravamento de um quadro de pneumonia. A notícia foi confirmada pela esposa Anne e o filho Fergus, que estavam ao seu lado no hospital em Londres (Reino Unido).

Michael Gambon não foi o primeiro a interpretar Dumbledore, ele assumiu o papel após a morte de Richard Harris em 2002.

Harris, que morreu de câncer aos 72 anos, já estava doente quando aceitou o papel a pedido de sua sobrinha de 11 anos.

Durante as filmagens de Harry Potter e a Câmara Secreta, Harris teve que ser substituído por dublês em algumas cenas, o que levou os produtores a procurar um substituto.

Gambon também não foi o último a dar vida ao bruxo. Após o término da série de filmes Harry Potter, o personagem de Albus Dumbledore continuou a ser explorado no universo expandido da franquia, mais notavelmente na série de filmes Animais Fantásticos.

Jude Law assumiu o manto do jovem Dumbledore, trazendo uma nova dimensão ao personagem enquanto ele navega pelas complexidades políticas e emocionais do mundo bruxo nos anos que antecedem a ascensão de Voldemort.

animais fantásticos 3

A inclusão de Jude Law no papel trouxe uma nova energia ao personagem, explorando sua juventude, suas relações e seus dilemas éticos de uma forma que os filmes originais não puderam abordar..

Carreira de Michael Gambon

Embora seja mais conhecido pelo seu papel como o diretor de Hogwarts, a carreira de Gambon é vasta e diversificada.

Ele atuou em filmes aclamados como Assassinato em Gosford Park, O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante e As Aventuras de Paddignton, onde dublou o tio Pastuzo. Além disso, ele trabalhou com diretores renomados como os irmãos Coen em Ave, César!.

Gambon também teve uma carreira notável no teatro, especialmente em peças de Harold Pinter, Samuel Beckett e Alan Ayckbourn.

Ele foi premiado com um Olivier por sua performance em A View from the Bridge em 1987 e foi indicado a um Tony por sua atuação em Skylight, de David Hare, nos anos 1990.

Michael Gambon também participou de outra obra da escritora J.K. Rowling, a minissérie Morte Súbita. Lançada em 2015, a adaptação televisiva do primeiro livro adulto da autora explora a vida na cidade fictícia de Pagford, abalada pela morte de um conselheiro municipal.

Gambon interpretou Howard Mollison, líder da Assembleia Comunitária de Pagford, que vê na morte do conselheiro uma oportunidade para implementar suas próprias agendas políticas.

Outras perdas no universo Harry Potter

Além de Michael Gambon e Richard Harris, outros atores que deram vida a personagens icônicos da saga Harry Potter também já partiram.

Entre eles, Robbie Coltrane, que interpretou Rúbeo Hagrid, faleceu em outubro do ano passado aos 72 anos. Alan Rickman, o eterno Severo Snape, morreu em 2016 de câncer aos 69 anos.

harry potter

Helen McCrory, que interpretou Narcisa Malfoy, também faleceu de câncer em 2021, aos 52 anos. Richard Griffiths, o tio postiço de Harry, Valter Dursley, morreu em 2013 após complicações de uma cirurgia cardíaca.

John Hurt (o Senhor Olivaras), Dave Legeno (Fenrir Greyback) e Roger Lloyd Pack (Bartolomeu Crouch) também já faleceram.

VEJA MAIS Harry Potter Michael Gambon
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA