Faleceu, aos 83 anos, o ator Gene Wilder, famoso por interpretar Willy Wonka na versão original do filme A Fantástica Fábrica de Chocolates. Wilder morreu no domingo (28) e a informação foi divulgada pela própria família à Associated Press, nesta segunda-feira (29).
O ator faleceu em decorrência a problemas relacionados ao Mal de Alzheimer, que já o acometia a algum tempo. Um sobrinho de Gene Wilder confirmou que ele morreu em sua casa, na cidade de Stamford, nos Estados Unidos.
Vida e obra de Gene Wilder
Gene Wilder, nome artístico de Jerome Silberman, nasceu no dia 11 de junho de 1933, na cidade de Milwaukee, nos Estados Unidos, em uma família de origem judia. Wilder decidiu se tornar ator aos 11 anos, após ver a irmã atuar em uma peça e se encantar com a apresentação.
Wilder fez sua estreias nos cinemas em 1967, com o filme Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas. O ator fez seu papel mais famoso em 1971, ao interpretar o irreverente Willy Wonka no filme A Fantástica Fabrica de Chocolate, que na época do seu lançamento não fez muito sucesso, mas que se popularizou com o passar dos anos após ser exibido diversas vezes na televisão, incluindo o Brasil.
O ator foi indicado duas vezes para o Oscar: de melhor ator coadjuvante por Primavera para Hitler (1968) e de melhor roteiro adaptado por O Jovem Frankstein (1974)
Sua última participação em um filme foi em Um Sem Juízo, Outro Sem Razão, de 1991, enquanto que seu último papel foi no seriado Will & Grace, no ano de 2003. Após isso, Wilder se dedicou a literatura, após perder o interesse em atuar por considerar o humor utilizado em filmes recentes exagerado e sujo. “Prefiro ficar em casa, escrevendo, tomando chá e namorando minha mulher”, disse uma vez em entrevista.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Seja o primeiro a comentar