Peter Mayhew, ator do primeiro Chewbacca, morre aos 74 anos

Igor Miranda

Peter Mayhew, ator do primeiro Chewbacca, morre aos 74 anos

O ator Peter Mayhew, conhecido por ter interpretado o personagem Chewbacca nos filmes da saga Star Wars, morreu nesta terça-feira (30). Ele tinha 74 anos.
A informação foi confirmada por meio de seus perfis oficiais nas redes sociais. O ator faleceu em sua residência, no Texas, Estados Unidos. Ele deixa a esposa, Angie, e três filhos.
A causa da morte não foi divulgada oficialmente. Sabe-se, porém, que Peter Mayhew sofria com problemas de saúde, tendo passado por uma cirurgia na espinha, em 2018, para aumentar sua mobilidade.
“A família de Peter Mayhew, com muito amor e tristeza, lamenta informar que Peter faleceu. Ele nos deixou na noite de 30 de abril, com sua família ao seu lado em sua casa, no norte do Texas”, anunciou a página nas redes sociais.
https://twitter.com/TheWookieeRoars/status/1124077256240967681
“Peter era o homem por trás da máscara do Chewbacca na trilogia original de Star Wars, no episódio 3 das prequels e na nova trilogia. Ele lutou para se recuperar e sair das amarras de uma cadeira de rodas e se levantar para poder interpretar de novo o Chewbacca em Despertar da Força. Ele também foi consultor em Os Últimos Jedi e ensinou seu sucessor”, completou.
Peter Mayhew se consagrou ao interpretar Chewbacca, o grande amigo de Han Solo, tendo participado de cinco filmes da saga Star Wars: a trilogia inicial (1977, 1980 e 1983), A Vingança dos Sith (2005) e O Despertar da Força (2015).
Como o próprio Chewbacca, Peter Mayhew era um gigante em altura, com 2,18 m no total. Devido a diversos problemas de saúde, ele precisou usar uma cadeira de rodas para se locomover nos últimos anos.
Apesar de ter sido substituído no papel de Chewbacca pelo ator finlandês Joonas Suoatamo – nos filmes Os Últimos Jedi (2017) e A Ascensão Skywalker (2019) -, Peter Mayhew ainda estava trabalhando para a franquia como consultor.
Mark Hamill, que faz o papel de Luke Skywalker, lamentou a morte de Peter Mayhew por meio do Twitter. “Ele foi o mais gentil dos gigantes. Um grande homem com um coração ainda maior que nunca falhou em me fazer sorrir, e um amigo leal que eu amei muito. Sou grato pelas memórias que compartilhamos, e sou um homem melhor apenas pelo tê-lo conhecido. Obrigado, Pete”, afirmou.

Os 9 melhores segredos sobre o passado de Han Solo

VEJA MAIS chewbacca Peter Mayhew Star Wars
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA