Morre Terence Stamp, o General Zod de ‘Superman’ e Chanceler Valorum de ‘Star Wars: Episódio 1’, aos 87 anos

Andre Cananea

Morre Terence Stamp, o General Zod de ‘Superman’ e Chanceler Valorum de ‘Star Wars: Episódio 1’, aos 87 anos
Stamp como o Chanceler Valorum em 'Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma' (Reprodução/Lucas Film)

O ator Terence Stamp, conhecido por papéis em Superman: O Filme e Priscilla, Rainha do Deserto, morreu aos 87 anos. A família do astro confirmou o falecimento na manhã deste domingo, 17 de agosto.

De acordo com a Reuters, a família emitiu o seguinte comunicado:

Ele deixa um corpo de trabalho extraordinário, tanto como ator quanto como escritor, que continuará a inspirar pessoas por muitos anos. Pedimos privacidade neste momento de tristeza.

Nascido em 22 de julho de 1938, em Stepney, Londres, Stamp estudou na Webber Douglas Academy of Dramatic Art antes de iniciar sua carreira no teatro, com peças como The Long the Short and the Tall, Alfie!, Drácula e The Lady from the Sea.

Terence Stamp estreou no cinema no papel-título do drama histórico O Vingador dos Mares (no original, Billy Budd, de 1962), dirigido por Peter Ustinov, performance que lhe rendeu o Globo de Ouro de “Novo Talento do Ano – Ator” e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Como General Zod (ao centro) em ‘Superman’ (Reprodução/Warner)

No cinema, Stamp é lembrado por interpretar o General Zod em Superman: O Filme (1978) e Superman II: A Aventura Continua (1980) e o Chanceler Valorum de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), além de trabalhos em Longe Deste Insensato Mundo (1967), Wall Street – Poder e Cobiça (1987), Jovens Pistoleiros (1988), O Grande Assalto (1993), A Mansão Mal-Assombrada (2003) e Última Noite em Soho (2021).

Seu papel como a mulher trans Bernadette Bassenger em Priscilla, Rainha do Deserto (1994) rendeu indicações ao Globo de Ouro e ao BAFTA, consolidando o filme como um clássico LGBTQ+.

Recentemente, Terence Stamp havia expressado entusiasmo com a sequência de Priscilla, dizendo ao portal Deadline que queria “fazer acontecer e começar as filmagens ainda este ano”.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA