Se fôssemos analisar os vários eventos que ocorrem nas histórias em quadrinhos, provavelmente ficaríamos horas e horas discutindo. Isso porque trata-se de um universo muito vasto e cheio de narrativas extensas e às vezes até complexas.
Por exemplo, com o arco Guerra Civil da Marvel Comics! Embora hoje tenhamos um encadernado específico que trás a história completa, quando a história foi criada, tomou muitas HQs da editora, pois foi um evento que afetou todos os heróis e vilões daquele universo.
[irp posts=”34167″ name=”Após Guerra Civil 2, Marvel Comics promoverá mudanças em suas publicações”]
Como esquecer também de histórias como Hulk Contra o Mundo, Demolidor – A Queda de Murdock ou Velho Logan? Com certeza, foram narrativas que, com seu enredo intrigante e empolgante, marcaram os amantes dos quadrinhos – entre várias outras.
O polêmico arco Ultimatum
Como nem tudo são flores, existe uma HQ em específico da Marvel Comics, chamada Ultimatum, que é extremamente polêmica e com eventos quase inacreditáveis. O EiNerd já falou um pouco mais sobre ela, relembre.
Um dos protagonistas dessa história é o Doutor Estranho que enfrenta um de seus piores inimigos: Dormammu.
Os acontecimentos de Ultimatum foram influenciados pelo enredo da minissérie The Ultimates 3. Uma de suas principais consequências foram as mortes da Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que eram filhos do vilão Magneto.
[irp posts=”38100″ name=”Doutor Estranho: a história de Dormammu nos quadrinhos”]
Por conta dessas mortes, Magneto decidiu se vingar dos Supremos (o equivalente aos Vingadores do universo Ultimate) e de toda a humanidade. Com seus poderes, ele conseguiu roubar o martelo do Thor que, nessa realidade alternativa, não exigia que alguém fosse digno para poder usá-lo.
Magneto conseguiu canalizar raios com o Mjolnir e o combinou com seus poderes e causou a morte de muitas pessoas. Aqui se inicia o grande ponto de controvérsia de Ultimatum, pois ao todo foram 34 personagens mortos nas cinco edições da série.
Algumas mortes sequer chegaram a ser mostradas para os fãs, como foi o caso do Demolidor, enquanto outras foram bem violentas – o que inclui o próprio Doutor Estranho, que contou com um fim pra lá de bizarro, escatológico e com requintes de crueldade.
[irp posts=”92084″ name=”Ultimatum: conheça a polêmica HQ que pode aparecer nos filmes da Marvel”]
A morte do Doutor Estranho
Na quarta edição, o sádico vilão Dormammu rompe as paredes das Dimensões das Trevas. Na sequência, ele captura o Tocha Humana e começa a roubar seus poderes. Rapidamente, o Mago Supremo chega para confrontar o rival.
Entretanto, algo acontece de errado, pois o nível de poder de Dormammu era muito alto e pegou o Doutor Estranho de surpresa.
O vilão, então, pega o herói e o envolve na sua própria Capa da Levitação. A força desse movimento foi tão grande que gerou uma pressão no rosto do feiticeiro e, logo em seguida, a sua cabeça explode (sim, você não leu errado!).
Por essas e por outras, a recepção de Ultimatum foi tão negativa que a Marvel optou por cancelar as três publicações que retratavam o universo Ultimate e promoveu um relançamento dessas histórias.
Com uma narrativa tão violenta e polêmica, seria quase que impossível ter uma adaptação desse nível para as telonas dos cinemas e é difícil acreditar que Kevin Feige, o chefão da Marvel Studios, toparia adaptar. Mesmo assim, existem boatos nos bastidores de Hollywood de que o arco Ultimatum pode chegar ao UCM.
[irp posts=”92061″ name=”Ultimatum: rumor indica que Marvel pode adaptar história polêmica para o cinema”]
Sobre o Doutor Estranho
Doutor Estranho – Stephen Strange – é uma criação de Stan Lee e Steve Ditko que apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1963. Conhecido no Brasil como Doutor Estranho, o herói foi o grande responsável por introduzir conceitos de magia e misticismo no universo Marvel.
Stephen Strange era um bem-sucedido e egocêntrico cirurgião que tem suas mãos danificadas após um acidente de carro, o que o impede de fazer cirurgias. Ele sai pelo mundo em busca de cura e, no Tibete, se encontra com o Ancião, o atual Mago Supremo da Terra, que o aceita como aprendiz.
Após um intenso treinamento físico e mágico, o Doutor Estranho assume o posto de Mago Supremo, com a missão de defender o planeta de ameaças mágicas e todo o tipo de problema de ordem sobrenatural.
Ao assumir o cargo, ele passa a utilizar a Capa da Levitação e o Olho de Agamotto, além de outros itens mágicos que aumentam seus poderes e o auxiliam, além de seu assistente, Wong.
O Doutor Estranho ganhou seu primeiro filme solo no Universo Cinematográfico Marvel em 2016, sendo parte importante da fase final da Saga do Infinito. O herói é interpretado por Benedict Cumberbatch.
Além de ter sido peça-chave nos eventos finais de Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato, o personagem já tem previsão para retornar aos cinemas, com seu segundo filme solo já em fase de gravações: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
[irp posts=”104520″ name=”Benedict Cumberbatch se desculpa por ausência em WandaVision”]
Seja o primeiro a comentar