Muitas pessoas, especialmente habitantes de alguns países asiáticos, voltaram a pedir um boicote ao live-action de Mulan, que será lançado para o Disney+. Além disso, também passaram a considerar uma ativista a versão “real” da famosa personagem do folclore chinês.
Esse movimento que pede o boicote ao filme começou em agosto de 2019. O motivo é que a atriz Liu Yifei, que deu vida a Mulan no filme, defendeu a repressão de policiais contra manifestantes em Hong Kong, que apesar de fazer parte da China, tem várias desavenças com o governo local.
“Eu apoio os policiais de Hong Kong. Podem me atacar agora. É uma vergonha para Hong Kong”, afirmou a atriz, em postagem feita, na época, no Weibo, a principal rede social da China.
Claro, os comentários da atriz revoltaram muitas pessoas ao redor do mundo, iniciando esse boicote ao filme.
Agora, o movimento voltou a ganhar força na segunda-feira (10), com a prisão da ativista Agnes Chow. Ela é conhecida por ser uma figura importante nos atos pró-democracia de Hong Kong. Ela já está em liberdade após ter pago fiança.
A notícia da prisão de Agnes fez muito internautas criarem a hashtag #FreeAgnes (“#LibertemAgnes”, em tradução direta), que começou no Japão e se estendeu para outros países asiáticos, especialmente Hong Kong.
A partir daí, muitas pessoas passaram a chamar Agnes de “Mulan Real” e voltaram a pedir um boicote ao live-action produzido pela Disney. Confira:
“Quem é a Mulan real? Agnes Chow, lutadora da liberdade, Liu Yifei, apoiadora de um regime autoritário?”
Which is the real #mulan?
A freedom fighter Agnes Chow or a authoritarian regime supporter #liuyifei ? pic.twitter.com/zPTId0o2Qr— emiemi (@eforemi) August 11, 2020
“Agnes Chow, a Mulan Real”
https://twitter.com/Reddit_freeHK/status/1293391623460540417
“Bem vinda de volta, nossa Mulan”
Welcome back, our Mulan.#AgnesChow pic.twitter.com/wBJokkDXkB
— Hsiang Chiang Jen (@HsiangChiangJe1) August 12, 2020
[irp posts=”95942″ name=”Mulan não será mais lançado nos cinemas, estreando direto no Disney+”]
Sobre Mulan
Não é de hoje que a Disney está investindo em adaptações live-action de suas animações clássicas e Mulan é a próxima obra a ganhar um remake. A aventura da heroína chinesa ganha agora contornos mais sérios e realistas, com algumas alterações importantes na estrutura da história.
A essência continua a mesma: Mulan é a jovem que se disfarça de homem para servir o exército chinês no lugar de seu velho e cansado pai, que foi convocado para a guerra contra os invasores da Mongólia. Ela passará por um treinamento rígido e será de grande importância na batalha contra os bárbaros do norte.
O elenco conta com Liu Yifei como a protagonista Hua Mulan, além de Donnie Yen, Jason Scott Lee, Yoson An, Gong Li, Jet Li, Tzi Ma, Rosalind Chao, Xana Tang, Ron Yuan, Jimmy Wong, Doua Moua, Chen Tang, Nelson Lee, Cheng Pei-Pei, Utkarsh Ambudkar, Chum Ehelepola, Arka Das e Jun Yu. Niki Caro assume a direção.
Mulan tinha estreia marcada para os cinemas, mas a pandemia do coronavírus forçou o lançamento para o Disney+
Seja o primeiro a comentar