O filme live-action de Mulan já é um dos mais aguardados pelos fãs da Disney, já que a animação original ainda é muito querida por muita gente. Porém, a atual onda de protestos em Hong Kong pode resultar em um boicote ao longa.
Uma série de manifestações teve início em Hong Kong após o governo local aprovar uma lei que permitia extradições para a China continental. Apesar de pertencer à China, o país tem um alto grau de autonomia.
Mesmo após essa lei ser revogada, os protestos continuaram em Hong Kong – agora, pedindo por maior democracia nas decisões. Mais de 500 pessoas já foram presas e atos são considerados “terroristas” pela China.
No meio de toda essa situação, a atriz Liu Yifei, que dará vida a Mulan no filme, foi bastante criticada no Twitter por ter declarado apoio aos policiais locais contra os manifestantes.
“Eu apoio os policiais de Hong Kong. Podem me atacar agora. É uma vergonha para Hong Kong”, afirmou Liu Yifei, em uma postagem feita no Weibo, a principal rede social chinesa.
[irp posts=”75963″ name=”Desonra? Filme live-action de Mulan pode não contar com o dragão Mushu”]
Como era de se esperar, muitas pessoas começaram a criticar, via Twitter, a publicação feita pela atriz, acusando de apoiar a repressão dos policiais contra os manifestantes de Hong Kong. E por conta disso, já foi iniciada uma campanha para boicotar o live-action de Mulan. Por outro lado, ela também recebeu apoio de muitas pessoas no Weibo – em especial, de usuários chineses.
“Mulan é sobre uma mulher tomando controle e lutando por seu próprio destino. Liu Yifei dando apoio a uma entidade que agride mulheres que ousam dar voz às suas opiniões mostra a indiferença que ela sente. A Disney quer ignorar isso por um bom faturamento na China, mas nós não deveríamos”, disse uma internauta.
https://twitter.com/_melotweets/status/1162323874391838726
“Scarlett Johansson, por favor, interprete a Mulan! Lamentamos, estávamos tão errados!”, afirmou outro. “Eu já não iria assistir porque Mushu não estará lá, mas, agora, definitivamente, não irei mesmo”, disse um terceiro.
Scarlett Johansson please be mulan! We are sorry, we were so wrong! #BoycottMulan pic.twitter.com/Vd05GRei2i
— jsnow (@jsnow0223) August 16, 2019
https://twitter.com/JoonsCrabbys/status/1162370222562537472
Escolhida para protagonizar Mulan, Liu Yifei é conhecida como Crystal Liu e é bastante popular na China, com trabalhos no cinema local e também em filmes dos Estados Unidos, como O Imperador, de 2014.
Outros nomes de destaque no elenco de Mulan são os atores Jet Li, como o imperador, e Donnie Yen, como o comandante Tung, além da atriz Gong Li, como a vilã Bruxa. A direção fica a cargo de Niki Caro.
O filme live-action de Mulan tem causado certa polêmica pela suposta exclusão do personagem Mushu, que, no filme original, foi dublado por Eddie Murphy. No longa original, o pequeno dragão atua como um guardião de Mulan. Já na atual produção, ele deve ser substituído como uma espécie de fênix.
Outro ponto de crítica é que o novo filme de Mulan não deve contar com nenhuma das músicas do filme clássico. As informações em questão não foram confirmadas até o momento, mas é válido destacar que Mushu não apareceu na nova prévia.
O filme live-action de Mulan chega aos cinemas em março de 2020.
Seja o primeiro a comentar