Mulher-Aranha: história, poderes e habilidades da heroína da Marvel

Augusto Ikeda

Mulher-Aranha: história, poderes e habilidades da heroína da Marvel

Sabemos que o Homem-Aranha possui algumas versões alternativas. Uma das mais famosas é a Mulher-Aranha, que já foi vivida por várias personagens.

Ainda assim, podemos dizer que a versão mais conhecida pelos fãs da Marvel é a de Jessica Drew, que já participou de inúmeras histórias da editora.

O nome da heroína ficou em evidência após a informação de que a atriz Olivia Wilde foi contratada pela Sony para dirigir um filme, e evidências levam a crer que pode se tratar de um longa estrelado pela Mulher-Aranha.

Assim, se você quer conhecer melhor a heroína (vamos falar da versão de Jessica Drew), confira um guia abaixo com sua história e poderes.

Quem é a Mulher-Aranha

A Mulher-Aranha, como seu nome deixa implícito, se trata de uma versão feminina do Homem-Aranha. Ela fez sua estreia nos quadrinhos da Marvel em fevereiro de 1977 e foi criada por Archie Goodwin (responsável por sua história) e Marie Severin (responsável por seu visual).

Em uma entrevista concedida em 1978, Stan Lee explicou por que a Marvel decidiu criá-la: a empresa queria evitar que outra editora desenvolvesse e tivesse direitos sobre uma personagem de nome idêntico ou até mesmo parecido.

Lee citou o caso do Homem-Maravilha (que ficou conhecido como Magnum no Brasil). Por conta do personagem, a Marvel foi processada pela DC, alegando que o nome era parecido com o da Mulher-Maravilha.

Inicialmente, a ideia da Marvel era fazer a personagem aparecer em uma única história apenas para manter os direitos do nome, mas ela se tornou popular e passou a participar de outras HQs.

Além de Jessica Drew, outras personagens também assumiram o nome da heroína, como Julia Carpenter, Mattie Franklin, Mayday Parker (filha de Peter Parker e Mary Jane de outra realidade) e Gwen Stacy (também de outra realidade, apesar de ser mais conhecida como Spider-Gwen).

Breve história da Mulher-Aranha

Mulher-Aranha-Jessica Drew

Jessica Drew nasceu na Inglaterra e com apenas um ano de idade, se mudou para a nação da Transia, onde seu pai, o geneticista Jonathan Drew, e seu parceiro haviam descoberto grandes quantidades de urânio. Eles se aproveitaram disso para construir um laboratório no qual conduziram estudos controversos sobre evolução, genética e regeneração.

Anos mais tarde, a vida da família estava tranquila até o dia em Jessica foi envenenada por sua longa exposição ao urânio. Jonathan, que estudava as propriedades sanguíneas de aracnídeos, injetou na filha um soro com o sangue de várias espécies de aranhas, que não havia sido testado.

Em seguida, Jonathan selou Jessica em um acelerador genético criado por seu parceiro (que mais tarde, se tornou o Alto Evolucionário) para acelerar o processo de cura da filha. O processo até funcionou, mas de uma forma muito lenta.

Por conta disso, Jessica passou décadas em coma, mas também envelheceu de forma retardada. Anos mais tarde, já adulta, o tratamento deu certo e Jessica se curou, apesar de ter notado que estava diferente.

Pouco tempo mais tarde, Jessica foi capturada pela Hydra por conta de ordens do Conde Otto Vermis. Ela teve suas memórias apagadas, sofreu lavagem cerebral e se tornou uma agente da organização nazista.

No entanto, em sua primeira e única missão como agente do grupo, Jessica se recusou a assassinar Nick Fury e se rebelou contra a Hydra. Ela conseguiu matar Otto Vermis, mas o Conde ainda teve tempo de ligar implantes que estavam na cabeça da personagem. Ela passou a acreditar que era uma aranha evoluída e que já havia matado um homem anteriormente.

Origens rescritas

Na série Spider-Woman: Origin, lançada nos anos 2000, a origem de Jessica Drew sofreu algumas mudanças. A principal delas ignorou o soro injetado por seus pais e ela ganhou seus poderes quando ainda estava na barriga de sua mãe, após ser bombardeada com raios que continham o DNA de várias espécies de aranha.

Jessica também se tornou agente da Hydra, mas diferente do original, se transformou em uma ótima lutadora e assassina do grupo e chegou a ser treinada pelo Treinador. Além disso, a organização nazista foi quem bancou os estudos de seu pai.

Mulher-Aranha

Depois de se libertar da Hydra, Jessica passou a viver em Londres e adotou, de vez, o nome de Mulher-Aranha. Com a ajuda do Coisa e do mágico Modred, ela se libertou da lavagem cerebral que sofreu e recuperou suas memórias.

Jessica aceitou uma proposta para se mudar para a cidade de São Francisco. Ela realizou algumas missões no local e chegou a namorar Jerry Hunt, um agente da S.H.I.E.L.D., mas eles terminaram algum tempo mais tarde.

Inicialmente, Jessica Drew optou por manter suas atividades como Mulher-Aranha em segredo, mas com passar do tempo, se revelou para o público. Em uma ocasião, chegou a perder seus poderes após ter seu espírito removido temporariamente do seu corpo.

Mesmo nesta situação, Jessica ainda continuou trabalhando como investigadora privada ao lado de sua parceira, Lindsay McCabe. Pouco depois, recuperou seus poderes.

A heroína precisou ir para Nova York em uma ocasião para derrotar Charlotte Witter, uma vilã que passou a usar o nome da Mulher-Aranha e roubou seus poderes. Jessica conseguiu derrotá-la com a ajuda da Madame Teia e de Mattie Franklin, que também havia adotado a mesma identidade.

Jessica recuperou novamente seus poderes, mas eles estavam instáveis. Um dia, ela aceitou uma proposta de uma agente da Hydra para recuperar seus poderes e habilidades e para isso, se voluntariou para espionar o grupo em nome da S.H.I.E.L.D.

O processo dá certo e Jessica recupera seus poderes. No entanto, ela mal sabia que parte dos integrantes da Hydra eram Skrulls disfarçados, que queriam iniciar a famosa Invasão Secreta.

Veranke, rainha da raça, se aproveitou disso e substituiu Jessica por algum tempo na Terra. A heroína e outros heróis foram libertados da nave em que estavam após o término da invasão.

Jessica Drew apareceu em várias outras histórias de destaque. Ela se tornou integrante de várias equipes, como os Novos Vingadores, Senhoras Libertadoras, S.W.O.R.D e Vingadores Secretos, também trabalhou um tempo ao lado do Homem-Aranha, se envolveu no Aranhaverso dos quadrinhos e foi participante das Guerras Secretas.

Uma história recente da Mulher-Aranha que vale ser destacada foi quando ela engravidou após fazer uma inseminação artificial. Mesmo nos meses finais de sua gestação, continuou lutando contra o crime. No final da HQ, deu à luz Gerry.

Poderes e habilidades

Mulher-Aranha grávida

A Mulher-Aranha durante sua gestação.

  • Capacidade de andar por paredes
  • Força, velocidade, resistência, durabilidade, agilidade e reflexos sobre-humanos
  • Imunidade melhorada
  • Choques bioelétricos (Venom Blast), assim como Miles Morales
  • Fator Cura
  • Longevidade
  • Secreção de feromônios
  • Capacidade de planar no ar
  • Conhecimentos em artes marciais
  • Ótima espiã, acrobata e investigadora
  • Poliglota.

Como vimos, todos os poderes da Mulher-Aranha são bem parecidos com os do Homem-Aranha, apesar das origens de seus poderes serem bem diferentes.

Caso queria saber ainda mais detalhes da personagem, o site da Marvel (em inglês) tem um guia completo a respeito da história da heroína.

Agora que você já sabe tudo a respeito da Mulher-Aranha, pode aproveitar e dar um pulo na loja do Ei Nerd para conferir os melhores produtos tanto da Marvel quanto do Homem-Aranha.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Atemporal Mulher-Aranha
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA