Mulher-Maravilha finalmente encontra outra Amazona em “Absolute Wonder Woman #11”

Andre Cananea (Texto: Felipe Mennucci)

Mulher-Maravilha finalmente encontra outra Amazona em “Absolute Wonder Woman #11”

No arco atual de Absolute Wonder Woman, Diana adentrou um labirinto subterrâneo no território conhecido como Área 41, para resgatar uma suposta amazona que vivia lá dentro.

Porém, descobrimos que essa mulher na verdade não era uma amazona, mas sim uma feiticeira chamada Clea (ou “Rainha Clea” como ela chama a si mesma), que comanda um exército de homens-peixes. A feiticeira está atrás de uma menina conhecida como Petra.

Petra é uma sereia, e estava sendo protegida por um Minotauro bondoso de nome Ferdinand. Diana então se juntou ao Minotauro para proteger a jovem sereia.

A heroína conseguiu resgatar Petra, e a enviou para o Hieron (uma espécie de templo grego que também serve de casa para a Mulher-Maravilha), por meio de uma passagem que ela havia criado quando entrou na estrutura. Lá, ela deixou a sereia sob os cuidados de seus amigos (incluindo Steve Trevor e Barbara Minerva).

Depois, Diana voltou para salvar Ferdinand, que havia sido capturado pelas tropas de Clea, mas ela acabou sendo jogada num poço junto com um cientista da Área 41.

Mulher-Maravilha sob efeito de alucinógenos

A edição mais recente da série, a 11ª, começa com a Mulher-Maravilha sob efeito de flores alucinógenas localizadas no poço. A heroína é confrontada por uma estranha criatura coberta de fogo.

Diana então consome uma poção que a deixa temporariamente desacordada, mas que remove os efeitos do alucinógeno. Ao recobrar a consciência, ela descobre que a criatura é na verdade uma amazona chamada Io.

Trata-se de um momento importante, pois essa é a primeira vez que a protagonista se encontra de fato com outra amazona (elas haviam sido banidas da Terra pelos deuses por razões que ainda desconhecemos).

Io conta que ela havia acordado no labirinto depois de quase morrer em uma batalha séculos atrás. Desde então, a guerreira criou uma espécie de comunidade no labirinto conhecida como New Hope (Nova Esperança em tradução livre). 

Essa comunidade abriga várias pessoas (tanto humanos quanto seres mitológicos), que foram jogadas no poço pelo exército de Clea.

Io também conta que ela e os demais membros de New Hope já cavaram vários túneis para tentar achar uma saída do labirinto, mas sem sucesso.

Diana no inferno

A edição então segue para algumas cenas do passado de Diana, durante a época em que ela foi criada no inferno pela feiticeira Circe.

Durante esse período, a futura Mulher-Maravilha passou por vários testes elaborados pelas deusas, em especial pela deusa Ártemis.

Durante um desses testes, vemos Diana conversando com um lobo branco gigante numa praia (fica-se subentendido que esse lobo é Ártemis, embora isso não seja de fato confirmado).

O lobo pede que Diana entre no mar, e que entre em confronto com a Hidra para resgatar uma pedra mágica. O lobo permite que a menina leve uma arma com ela, nesse caso um machado.

Diana retorna com a pedra, e revela que havia feito um acordo com a Hidra. O monstro ficaria com o machado da heroína até que ela trouxesse a pedra de volta. 

Assim, a protagonista cumpre com a tarefa que lhe foi passada, mas faz isso de uma forma com a qual as deusas não estão acostumadas. Essas cenas também destacam novamente o fato de que a compaixão é na verdade a maior arma da Mulher-Maravilha.

Uma missão para Io

De volta ao labirinto, a Mulher-Maravilha pede que Io conduza a comunidade de New Hope para fora do poço, e que eles sigam até a passagem que leva para o Hieron.

Enquanto isso, a heroína percebe que existe uma estranha presença incorpórea dentro do poço, e resolve utilizá-la para derrotar Clea.

Diana volta para o trono da feiticeira e liberta Ferdinand. Durante a luta que se segue, ela joga o cetro de Clea no poço. A criatura incorpórea lá no fundo se une ao cetro, e a arma retorna para a mão de Diana.

O que isso significa exatamente? Só iremos descobrir na próxima edição!

Essa série continua sendo uma ótima mistura de ação com momentos mais calmos, focados em diferentes aspectos da personalidade da protagonista. Na verdade, esses momentos acabam sendo aqueles que mais se destacam em Absolute Wonder Woman, servindo como uma grande reanálise de um dos maiores ícones da DC.

Absolute Wonder Woman #11 tem roteiros de Kelly Thompson e desenhos de Hayden Sherman, e foi publicada nos EUA em 27 de agosto de 2025.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA