Mulheres dominam a tela: 2024 marca recorde de filmes com protagonistas femininas

Yolanda Magesty

Mulheres dominam a tela: 2024 marca recorde de filmes com protagonistas femininas

Em 2024, um dado surpreendente foi revelado: a representação feminina no cinema atingiu um número recorde de protagonistas. Filmes como Wicked, A Substância, Um Lugar Silencioso: Dia Um e Moana 2 não só dominaram as bilheteiras, mas também trouxeram papéis de destaque para mulheres em algumas das maiores produções do ano.

De acordo com um novo estudo do Center for the Study of Women in Television and Film da San Diego State University, os 100 filmes de maior bilheteira doméstica de 2024 tiveram 42% de protagonistas femininas, um número que iguala a porcentagem de filmes com protagonistas masculinos. Essa marca reflete uma mudança significativa no histórico de representação de gênero nas telas.

“Essas mulheres fictícias protestaram contra relacionamentos pessoais insatisfatórios e ambientes de trabalho discriminatórios”, comentou Martha Lauzen, fundadora do centro e autora do estudo, sobre a profundidade das personagens femininas em algumas das produções mais comentadas.

O filme A Substância, por exemplo, gerou repercussão ao mostrar uma atriz que, após se tornar uma guru fitness, é demitida ao atingir a meia-idade – um reflexo das dificuldades que as mulheres enfrentam após os 40 anos, especialmente em Hollywood.

A invisibilidade das mulheres maduras no cinema

A pesquisa também apontou uma discrepância preocupante em relação à idade dos personagens. As mulheres tendem a desaparecer dos papéis principais quando atingem a faixa dos 40 anos, contrastando com a longevidade de papéis masculinos.

A porcentagem de personagens femininas diminuiu consideravelmente de 35% aos 30 anos para 16% aos 40, enquanto a porcentagem de personagens masculinos sobe de 25% para 31% na mesma faixa etária.

“Se limitamos a idade das personagens femininas na tela, limitamos os tipos de experiências e vidas que vemos viver”, explicou Lauzen.

“Nossos filmes falham amplamente em aproveitar a profundidade do personagem que vem das experiências vividas pelas mulheres e o empurrão dramático adicional que os personagens enfrentam quando sabem que estão em seu terceiro ato.”

Um avanço na diversidade, mas com muito a melhorar

Embora o número de filmes com protagonistas femininas tenha aumentado, os números relacionados a personagens femininas em papéis falantes continuam mais modestos. Apenas 37% dos personagens falantes nos filmes de 2024 eram mulheres, um aumento pequeno em comparação aos 35% de 2023. Além disso, em apenas 21% dos filmes, as personagens femininas superaram os personagens masculinos em número de falas.

A pesquisa também revelou dados sobre a diversidade racial dos protagonistas. Em 2024, 67,3% das principais personagens femininas eram brancas, enquanto 17,4% eram negras e 6,4% asiáticas. Porém, a representatividade latina e indígena ainda é bastante limitada, com apenas 4,3% de personagens latinas e 0,4% de nativas americanas.

A diferença no comando: filmes com mulheres no controle

O estudo mostrou que a presença feminina no comando das produções, seja como diretoras ou roteiristas, tem um impacto direto na quantidade de protagonistas femininas. Nos filmes com pelo menos uma mulher no comando, 81% das protagonistas eram femininas. Em contraste, quando os filmes foram liderados exclusivamente por homens, apenas 33% dos protagonistas eram mulheres.

O que o futuro nos reserva?

Embora o cenário de 2024 seja promissor para as mulheres no cinema, há muito que foi feito para garantir uma representação mais equilibrada e justa. Martha Lauzen argumenta que a indústria precisa ampliar os papéis para mulheres de todas as idades e etnias, além de fomentar um maior espaço para elas em cargas de direção e roteiro.

Aos poucos, o panorama cinematográfico começa a refletir a diversidade da vida real, mas os estúdios ainda têm muito a evoluir para garantir que todas as vozes sejam ouvidas e representadas nas telas.

Fonte: Variety

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA