Quais são os Segredos da Muralha de Game of Thrones?

Bernardo Stamato

Quais são os Segredos da Muralha de Game of Thrones?

Muitas coisas em Westeros podem ser descritas com a palavra “épico”. Dragões? Épico. Caminhantes Brancos? Assustadoramente épicos. Batalhas intensas? Épicas. Mas o adjetivo se aplica mais definitivamente à Muralha. A estrutura no Norte é apenas aquilo que parece: uma muralha. É enorme em comprimento e altura e é especialmente impressionante porque não foi construída a partir de material tipicamente usado em construções. É feita principalmente de gelo.

A Muralha é a fronteira entre Westeros e as terras além do Norte. Ela se estende por quase 500 quilômetros e mantém Westeros a salvo das terras selvagens e das pessoas e criaturas que habitam este território. Ergue-se em mais de 200 metros de altura. Mais. De duzentos. Metros. Pra um ponto de referência, a Torre Eiffel tem 300 metros de altura.

A Muralha é patrulhada e protegida pelos membros da Patrulha da Noite. A ordem é um grupo de homens – alguns voluntários, outros criminosos enviados como punição. Seus números costumavam ser grandes o suficiente pra eles preencherem fortalezas ao longo de toda a Muralha, mas agora, eles estão usando apenas três. Isso não torna a Muralha ineficaz, mas se ela for escalada em qualquer outros pontos, os selvagens ou qualquer coisa não enfrentaria oposição por longo um tempo.

A história diz que a Muralha foi levantada a mais de oito mil anos antes dos acontecimentos de Game of Thrones. O lendário Brandon, o Construtor – fundador da Casa Stark -, projetou e construiu a Muralha após a Longa Noite, quando “os Outros”, também conhecidos como Caminhantes Brancos, vieram para o sul e invadiram as terras. A Longa Noite foi uma escuridão invernal que durou uma geração. A Patrulha da Noite levou os Outros de volta pro Norte e, pra garantir que eles nunca iriam pegar o povo de Westeros desprevenido novamente, Brandon construiu a Muralha.

game of thrones muralha

A construção gigantesca foi feita de gelo sólido e pedra. Ela “chora” de vez em quando, mas não parece que vai derreter tão cedo. As lendas não revelam os métodos de construção de Bran. Histórias dizem que os gigantes ajudaram e isso faria sentido. Outras histórias dizem que não são apenas forças naturais que mantêm a Muralha de pé. Diz-se que feitiços foram tecidos no gelo pra impedir a passagem dos Outros e, talvez, pra ajudar a manter estrutura forte.

Além de ser larga e alta, a Muralha é espaçosa. O topo é grande o suficiente pra doze homens andarem em fila e a base é ainda mais sólida. Os membros da Patrulha da Noite podem passar debaixo da parede através de alguns túneis, que são reformados de tempos em tempos e protegidos por portas de barras de ferro. As barras são bloqueadas com correntes. Se um túnel foi abandonado ou há um grande perigo, a Patrulha da Noite o sela com mais gelo e pedra.

A Muralha tem alguma inspiração na vida real também. George R. R. Martin conversou com o Chicago Tribune e mencionou a tempestade de 1967. Ele disse que a tempestade estava incrivelmente fria e que “Havia tanta neve naquele inverno, que você não conseguia ver, era tudo neve, tudo gelo, e isso foi muito frio. […] Foi como as trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial, mas eram trincheiras de gelo. Lembro-me de andar através das trincheiras e túneis de gelo, o vento soprando tanto que nem dava pra enxergar. Foi uma experiência que nunca me abandonou.” Ele disse que foi quando acha que a Muralha começou a se formar em sua mente, apesar de que o início d’As Crônicas de Gelo e Fogo estava a anos de distância.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA