My Hero Academia, de Kohei Horikoshi, voltou a ser alvo de polêmicas, novamente envolvendo referências a crimes de guerra japoneses.
Recentemente, a história foi alvo de crítica ao revelar o nome do Dr. Ujiko, que é Shiga Maruta. A palavra “Maruta” era usada para designar cobaias humanas do Exército Imperial Japonês na Segunda Guerra Mundial, gerando mal-estar em toda a Ásia.
[irp posts=”89124″ name=”My Hero Academia: mangá é banido na China por nome de personagem”]
A nova polêmica começou quando um fã notou a possível coincidência nas datas de aniversário dos personagens, dadas por Horikoshi. Katsuki Bakugo, por exemplo, nasceu em 20 de abril, mesmo dia do ditador nazista alemão Adolf Hitler. Isso seria só uma coincidência, se outros casos não fossem semelhantes.
Além de Bakugo, que compartilha seu aniversário com Hitler, Izuku Midoriya, o protagonista da série, nasceu em 15 de julho, mesmo dia da fundação do Partido Comunista Japonês.
Outros personagens como Endeavor e Shigaraki, nascidos em 8 de agosto e 4 de abril, respectivamente, dividem o aniversário com oficiais do Exército Imperial Japonês da Segunda Guerra, responsáveis por crimes contra a humanidade.
Muitos fãs estão revoltados, dizendo que são muitas datas similares e que muito provavelmente foram escolhidas de forma proposital por Horikoshi. Outros defendem o autor, acreditando na coincidência e dizendo que ele está sendo vítima da chamada “cultura do cancelamento”.
A editora Shueisha ainda não se manifestou sobre a nova polêmica. Horikoshi preparava um pedido de desculpas oficial sobre o primeiro caso e não se sabe qual vai ser o próximo passo agora.
Sobre My Hero Academia
My Hero Academia, também chamado Boku No Hero Academia, é um dos mangás e animes mais importantes dos últimos tempos. Escrita por Kohei Horikoshi, a história mostra o jovem Izuku Midoriya, que vive em um mundo onde quase todo mundo possui superpoderes, conchecidos como quirks, mas ele não possui tais habilidades.
Mesmo sem poderes, Midoriya salva a vida de seu amigo de infância e futuro rival, Katsuki Bakugo, e recebe o quirk do maior entre todos os super-heróis, All Might. Ele passa então a treinar em uma escola para desenvolver seus poderes, além de enfrentar vilões que também possuem habilidades especiais.
Confira o trailer:
O mangá passou a ser publicado em 2014, com o anime chegando em 2015. Um filme intitulado My Hero Academia: Two Heroes, também foi produzido e se passa entre a segunda e a terceira temporada.
O anime de My Hero Academia pode ser assistido no serviço de streaming Crunchyroll.
Seja o primeiro a comentar