O filme da Liga da Justiça foi lançado em novembro de 2016 e como sabemos, ficou bem abaixo das expectativas e bem longe de arrecadar o que era esperado. Muitos fãs e críticos sempre lembram que um dos motivos deste fiasco foi o fato de o longa ter sido consideravelmente modificado em relação ao seu corte original.
Mas você sabia que existe uma terceira versão de Liga da Justiça além das duas que já conhecemos? Se você sempre quis saber mais detalhes sobre o assunto, confira abaixo cada uma das três versões do filme, de acordo com o site Screen Rant.
O roteiro original que não chegou a ser gravado
Segundo o Screen Rant, Snyder trabalhou ao lado de Chris Terrio para completar o roteiro de Liga da Justiça antes mesmo do lançamento de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça. Mas a recepção mediana a negativa do filme fez a dupla repensar o roteiro, que segundo o diretor, era “uma versão muito assustadora”. A própria Warner Bros. mais tarde, pediu algumas mudanças na história e essa versão sequer chegou a ser gravada.
O produtor Jon Berg também disse que a ideia dessas mudanças eram deixar as coisas um pouco mais leves após a recepção de Batman vs. Superman. “Tivemos de acelerar a história para conseguir esperança e otimismo um pouco mais rápido”, disse.
Pouco se sabe a respeito desse roteiro original de Liga da Justiça, mas se levarmos em conta algumas artes conceituais (como o visual inicial do Lobo da Estepe e Apokolips), ele realmente se parecia mais com um filme bem sombrio de ficção científica.
[irp posts=”78160″ name=”Liga da Justiça: versão de Zack Snyder realmente existe, diz Kevin Smith”]
Outro ponto muito importante deste roteiro original de Liga da Justiça, segundo Snyder, é que o filme também seria muito influenciado por aquele pesadelo do Batman, visto em Batman vs. Superman, em que ele viu um mundo pós-apocalíptico governado pelo Superman.
No caso, o vilão Darkseid devastaria o planeta e mataria Lois Lane, o que deixaria o Superman suscetível à Equação Antivida e o deixaria sob controle do Darkseid. O Batman e o Ciborgue conseguiram enviar o Flash de volta ao passado para evitar a morte de Lois, o que explica aquela aparição do velocista em Batman vs. Superman.
O roteiro que foi gravado
Este aqui é o famoso Snyder Cut de Liga da Justiça que muitos fãs ainda querem ver. Snyder gravou ele por completo antes de pedir licença por conta da morte da filha. Segundo o Screen Rant, o pesadelo do Batman ainda teria uma importância e o Darkseid seria um personagem importante, mesmo que por debaixo dos panos. O Lobo da Estepe seria o grande antagonista do filme.
O Snyder Cut apresentaria um pouco mais da história de origem dos novos personagens, como o Flash, Cyborg e o Aquaman, o que incluiria rápidas participações de Iris West, a mãe do Ciborgue, Vulko e outro nomes.
Ainda segundo Snyder, Victor Stone seria o “coração” do filme e terá uma cena de origem bem parecida com a do Doutor Manhattan no filme de Watchmen (que também foi dirigido pelo próprio Zack Snyder).
O motivo disso é que como Victor foi salvo por uma das Caixas Maternas, ele seria, virtualmente, um parademônio, teria uma ligação com as forças de Darkseid e seria até mesmo um motivo de desentendimento dentro da equipe. Mas o grande desejo do Ciborgue ainda seria se tornar um herói. Além disso, seu pai, Silas Stone, seria morto, mas ainda deixaria um monólogo para o filho que encerraria o filme
Por fim, o pedido Snyder Cut ainda teria outros elementos que ficaram de fora, como maior envolvimento do exército e o Batman gastando mais tempo para investigar os parademônios e procurando os demais membros da Liga da Justiça.
E a versão de Joss Whedon que foi lançada nos cinemas
Por fim, esta é a versão de Liga da Justiça que foi lançada nos cinemas e que até hoje, divide muitas opiniões.
Snyder pediu para se ausentar do processo de refilmagens e Joss Whedon, que havia dirigido os dois primeiros filmes dos Vingadores, foi o escolhido para esse trabalho. Ele não recebeu o crédito de diretor por ter tido uma influência abaixo de 33% na versão final do filme, segundo uma regra da associação de roteiristas dos EUA.
Essa versão de Liga da Justiça ainda aproveitou o segundo roteiro de Snyder e Terrio, mas algumas partes foram reescritas.
Nesta versão dirigida por Whedon, boa parte da história de origem do Flash, Ciborgue e Aquaman foi removida, o papel do Superman foi praticamente mudado, quase todas as referências ao Darkseid e ao pesadelo do Batman foram eliminadas, Victor Stone se tornou um mero coadjuvante e algumas piadas e brincadeiras foram incluídas para deixar o longa com um tom mais leve.
[irp posts=”76143″ name=”Ator de Lex Luthor só descobriu agora que Liga da Justiça 2 foi cancelado”]
E nem é preciso dizer que essa escolha deixou muita gente dividida: alguns até gostaram das piadas e brincadeiras para quebrar um pouco o clima, enquanto que muitos ficaram insatisfeitos e acharam que isso deixou Liga da Justiça com um tom inconsistente.
Sem dizer que muita gente ficou irritada ao saber que a presença do Darkseid, um dos grandes vilões da DC, foi praticamente eliminada.
Por conta dessas polêmicas, muitos fãs, desde então, pedem o lançamento do Snyder Cut. No entanto, ainda não sabemos se a DC e a Warner Bros. planejam fazer isso um dia (se é que elas realmente tem planos para algum tipo de lançamento). Enquanto isso, essa versão tão pedida de Liga da Justiça apenas ficará na mente dos fãs por sabe-se lá quanto tempo.








Seja o primeiro a comentar