Naruto faz história ao ser vendido em leilão por 20 mil dólares

Melo

Naruto faz história ao ser vendido em leilão por 20 mil dólares

Os fãs de Naruto certamente estão acostumados com o impacto que a franquia teve no mundo dos mangás e animes, mas recentemente, a série fez história de uma maneira inesperada. Um leilão privado vendeu uma primeira edição impressa do volume 1 de Naruto por impressionantes 20 mil dólares, estabelecendo um recorde no mercado de mangás.

Segundo a Beckett Collectibles, empresa especializada em colecionáveis, o valor histórico foi alcançado em uma venda privada. Isso faz com que Naruto, publicado originalmente pela Shueisha em setembro de 1999, tenha agora o volume de mangá mais caro já vendido.

Para muitos, o valor de 20 mil dólares por um mangá é difícil de compreender. Afinal, essa quantia poderia facilmente comprar um carro novo ou até servir como entrada para uma casa. No entanto, para o comprador anônimo, esse volume representava uma “joia rara” que ele estava determinado a adquirir. Esse acontecimento, porém, gerou debates sobre a prática de “grading” (avaliação e certificação da qualidade) no mercado de mangás.

O debate sobre a avaliação de mangás

A prática de “grading”, já comum no mercado de quadrinhos ocidentais, chegou ao mundo dos mangás recentemente. Empresas como a Beckett Grading começaram a avaliar volumes de mangá, certificando sua condição e autenticidade, o que pode inflacionar os preços desses itens no mercado de colecionáveis. Muitos colecionadores questionam se essa prática é realmente necessária no universo dos mangás.

Embora leilões de primeiras edições de Naruto possam alcançar valores altos, como 500 a 1.000 dólares, dependendo da condição da cópia, o preço de 20 mil dólares é algo fora do comum. Isso levanta a questão de como o mercado de mangás poderá evoluir com a introdução do “grading”, potencialmente tornando o hobby de colecionar mangás ainda mais caro.

Para os fãs que desejam revisitar a obra de Masashi Kishimoto sem gastar tanto, o mangá Naruto está disponível de maneira acessível no aplicativo Shonen Jump, onde podem acompanhar a jornada de Naruto desde o início sem quebrar o banco.

Fonte: ComicBook

VEJA MAIS Mangá Naruto otaku
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA