O hábito de quebrar a quarta parede é muito comum dentro dos mais diversos tipos de mídia, como no cinema, quadrinhos e video games, por exemplo. Quem é especialista em fazer isso é anti-herói Deadpool, que já fez isso tanto em suas HQs quanto em seus filmes. Mas não pense que esse costume é tão recente assim, e tudo graças ao Batman.
Para falarmos sobre essa curiosidade, precisamos voltar para a década de 40. Nessa época, muito jornais dos Estados Unidos tinham o costume de afirmar aos pais que os quadrinhos poderiam ser prejudiciais à saúde das crianças. O jornal Chicago Daily News, por exemplo, afirmou que as HQS eram “pessimamente desenhadas, pessimamente escritas e pessimamente impressas” e que eram péssimas para a saúde ocular dos leitores.
Por conta disso, a DC, que nessa época se chamava National Allied Publications, se preocupou com essa questão, pois logo imaginou que as pessoas ficariam convencidas de que os quadrinhos eram ruins para crianças e parariam de comprá-los.
[irp posts=”64604″ name=”Qual versão do Robin morreu em Batman vs. Superman?”]
Nos seus primórdios, o Batman tinha o costume de matar, mas logo a DC decidiu cortar esse aspecto do herói devido a essa publicidade negativa. E logo na primeira edição de sua própria HQ, ele quebrou a quarta parede para fazer um anúncio direcionado às crianças que liam a publicação.
Na terceira história da HQ, um ladrão conhecido como “o Gato” decidiu roubar o caro colar de uma mulher que estava em uma festa em um iate, e ele foi bem sucedido. No entanto, outro grupo de criminosos apareceu com o mesmo objetivo. Mas ao notarem que esse colar já havia sido levado, decidiram roubar todos que estavam na embarcação.
Mas aí, o Batman apareceu, e com ajuda do Robin, conseguiu desarmar os criminosos e deixou seu fiel escudeiro (que havia sido jogado para fora do barco) dar uma lição nos vilões da vez.
Após serem amarrados, um dos criminosos diz “se eu tivesse a minha arma…”. E é aí que o Batman quebrou a quarta parede para dizer às crianças que bandidos não são nada se estiverem desarmados.
“Bem, crianças, aí está a prova! Bandidos amarelam sem suas armas! Não os admirem. Ao invés disso, faça seu melhor para lutar contra eles e todos desse tipo!”, afirmou o herói.
Com certeza, foi um jogada pra lá de inteligente da DC para limpar a barra das histórias em quadrinhos. E isso em pleno década de 40.
Seja o primeiro a comentar