A NBCUniversal oficializou a compra de todos os direitos — exceto os de publicação — das obras Jason Bourne e Treadstone, criadas por Robert Ludlum. O acordo, válido em caráter perpétuo, abre caminho para novas produções que podem ter novamente Matt Damon no papel do famoso assassino da CIA que sofre de amnésia.
Segundo fontes ouvidas pela Variety, a negociação foi extremamente disputada, com sete propostas vindas de estúdios e plataformas de streaming, até que a Universal fechou o contrato com uma oferta na casa das nove cifras.
Ao portal, Peter Cramer, presidente da Universal Pictures, declarou:
Desde sua estreia em 2002, a icônica franquia Bourne redefiniu o gênero de espionagem com filmes que elevaram o padrão da ação no cinema. Estamos empolgados para continuar expandindo o universo Bourne com novas histórias para o público global.
Jeffrey Weiner, presidente e CEO da Captivate Entertainment e executor do espólio de Ludlum, destacou:
Estamos felizes que a franquia Bourne continue na Universal. Queremos trabalhar com o time do estúdio para levar a saga a novas plataformas da NBCUniversal.
Com o novo contrato, o veterano produtor Frank Marshall seguirá à frente dos próximos filmes, assim como fez desde o primeiro título da franquia, ao lado de Weiner e Ben Smith, da Captivate — que administra os direitos das obras de Ludlum desde 2001.
A Universal já lançou cinco longas da série: A Identidade Bourne, A Supremacia Bourne, O Ultimato Bourne, Jason Bourne e o derivado O Legado Bourne, todos estrelados por Matt Damon. Juntos, arrecadaram mais de US$ 1,64 bilhão nas bilheteiras mundiais.
Além das telonas, o universo Bourne também se expandiu para videogames, produtos licenciados e até uma atração de ação ao vivo no parque da Universal Studios Orlando, chamada “The Bourne Stuntacular”.
Seja o primeiro a comentar