Netflix: executiva explica por que a empresa cancela tantas séries

Augusto Ikeda

Netflix: executiva explica por que a empresa cancela tantas séries

Ao mesmo tempo em que a Netflix lança muita série novas, o serviço de streaming também ficou conhecido por cancelar várias outras, o que já revoltou o público em algumas ocasiões. O serviço de streaming, enfim, explicou por que tem esse costume.

Durante participação em uma feira internacional de mídia, Bela Bajaria, executiva da Netflix, admitiu que, de fato, parece que a empresa cancela mais séries do que cria novas, mas garantiu que essa é apenas uma percepção do público, pois a taxa de renovação da plataforma está dentro dos padrões.

“Se você olhar para séries com duas temporadas ou mais, verá que temos uma taxa de renovação de 67%, o que é um padrão na indústria. Também produzimos muitos shows de primeira temporada, o que, às vezes, faz parecer que temos mais cancelamentos. Mas se você olhar para a taxa de renovação, ela é muito forte”, disse.

“Acho que você também tem de olhar para The Crown, que vai estrear sua quarta temporada agora, Grace & Frankie e O Rancho. Temos shows de várias temporadas e vamos sempre ter essa mistura de séries em formato limitado e shows que têm múltiplas temporadas”, continuou.

Bajaria também afirmou que é sempre doloroso ter de cancelar uma série e apresentou outra justificativa para tantos cancelamentos.

“Estou nesse negócio há muito tempo e em lados diferentes de todos esses cancelamentos. Sempre é doloroso cancelar um show e ninguém quer isso. Nós ordenamos séries diretamente ao invés de fazer pilotos, o que resulta, algumas vezes, em séries canceladas já na primeira temporada”, explicou.

“Mesmo assim, ainda acredito que já ordenar a (1ª) temporada oferece uma melhor expressão criativa para roteiristas, então acho que esse ainda é o melhor modelo para nós”, concluiu a executiva.

Um bom exemplo de série cancelada que revoltou fãs foi The OA, em que uma delas chegou a fazer greve de fome na porta da sede da Netflix e outros decidiram cancelar suas assinaturas.

Já o caso de Sense8 foi emblemático: a repercussão do cancelamento foi tão negativa que a Netflix voltou atrás da decisão e lançou um especial de duas horas, que serviu como encerramento oficial da série.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Netflix Sense8 The OA
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA