Netflix prepara reality inspirado no jogo ‘Banco Imobiliário’ e recebe mais de 40 propostas de produtoras

Andre Cananea

Netflix prepara reality inspirado no jogo ‘Banco Imobiliário’ e recebe mais de 40 propostas de produtoras

A Netflix está apostando alto em sua próxima superprodução no universo dos realities: um reality show baseado no clássico jogo de tabuleiro Monopoly (no Brasil, BancoImobiliário), da Hasbro. O projeto ainda não tem formato definido, mas já movimenta os bastidores da indústria televisiva.

De acordo com o site Deadline, mais de 40 produtoras estão participando de um “bake-off”, processo seletivo adotado pela plataforma para decidir quem comandará a adaptação. O número de concorrentes é quase o mesmo de casas presentes no tabuleiro do jogo — uma coincidência que não passou despercebida no meio do entretenimento.

A Netflix adquiriu os direitos do jogo diretamente da Hasbro Entertainment no início de 2025, motivada em parte pelo sucesso estrondoso de Monopoly Go!, jogo mobile que ultrapassou 150 milhões de downloads e arrecadou pelo menos US$ 5 bilhões em receita desde 2023.

Com a palavra, Jeff Gaspin, responsável pelos conteúdos não roteirizados da Netflix:

Há uma dinâmica de jogo no Monopoly Go! que pode funcionar muito bem num reality. Ainda não sabemos qual será o formato final: um tabuleiro gigante? Um jogo no mundo real? Estamos abertos às ideias.

O processo de seleção tem várias etapas. Primeiro, as produtoras foram convidadas ou aprovadas previamente por executivos da Netflix. Depois, assinaram um contrato de duas páginas — que deixa claro que a produtora escolhida não terá direitos sobre a propriedade intelectual do formato — e enviaram uma breve descrição da ideia. Dessas, cerca de 15 devem avançar para uma rodada de pitches com reuniões de 15 minutos.

A ideia é que o reality show do Banco Imobiliário seja uma produção de grande escala, no nível de fenômenos como Casamento às Cegas e Round 6: O Desafio.

Ainda assim, o volume de produtoras envolvidas gerou críticas. Alguns profissionais do setor descreveram o processo como “ridículo” e “desrespeitoso com o tempo e os recursos das empresas”.

Gaspin rebateu as acusações:

Queremos evitar que as empresas gastem tempo desenvolvendo algo que pode não ser escolhido. Mesmo que não sejam selecionadas agora, podemos encontrar ideias ou talentos que aproveitaremos em projetos futuros.

Essa abordagem não é nova na plataforma. A Netflix já adotou o modelo de “bake-off” em realities como The Golden Ticket, inspirado no universo de A Fantástica Fábrica de Chocolate, e em With Love, Meghan, idealizado por Meghan Markle.

Com o icônico Banco Imobiliário ganhando uma nova vida nas telas como um reality de competição, o interesse das produtoras reflete o potencial do projeto e a aposta da Netflix em formatos ousados e de grande apelo global. Agora, resta saber quem vai vencer essa disputa digna de hotel na Avenida Paulista.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA