A Netflix, uma das maiores plataformas de streaming do mundo, e o grande serviço de pós-produção Iyuno emitiram declarações oficiais após uma série de vazamentos graves de seus próximos títulos de animação.
Entre os títulos comprometidos estão a 2ª temporada de Arcane, O Exterminador do Futuro Zero, Dan Da Dan, entre outros.
A Netflix emitiu uma declaração após os vazamentos que afetaram seus títulos de animação esta semana.
Segundo The Wrap, um porta-voz da empresa disse: “Um de nossos parceiros de pós-produção foi comprometido e imagens de vários de nossos títulos infelizmente vazaram online. Nossa equipe está agindo agressivamente para remover o conteúdo”.
Embora inicialmente não tenha sido revelado o nome do parceiro de pós-produção responsável, a empresa californiana de serviços de legendagem, tradução e dublagem, Iyuno Inc., assumiu a culpa no dia seguinte.
Em uma declaração datada de 9 de agosto de 2024, a empresa disse: “A Iyuno está ciente de um recente problema de segurança, envolvendo acesso não autorizado a conteúdo confidencial. Proteger a confidencialidade de nossos clientes e garantir a segurança de seu conteúdo é nossa maior prioridade”.
“Estamos investigando ativamente essa violação de segurança para mitigar quaisquer riscos potenciais e identificar os responsáveis. Quando houver mudanças ou informações relevantes, faremos novas declarações”.
Antes dessa declaração, alguns especulavam que a Iyuno poderia ser a origem do vazamento. Uma listagem no SAG-AFTRA Signatory Database confirmou que a empresa era responsável pela dublagem de Mononoke the Movie: Phantom in the Rain, um dos títulos comprometidos esta semana.
Os vazamentos de séries de TV raramente ocorrem em tal escala. Vários episódios de animes como Dan Da Dan e O Exterminador do Futuro Zero, juntamente com o primeiro cour completo de Ranma 1/2, estão circulando em sites de torrents.
Episódios da segunda parte da segunda temporada de Kengan Ashura, uma das séries de anime mais assistidas da Netflix em 2023 e a tão aguardada segunda temporada de Arcane também foram vazados.
Apesar de medidas para mitigar o risco de vazamentos, como a baixa qualidade dos arquivos com áudio ruim, funcionários da indústria, como a dubladora de Sailor Moon, Stephanie Sheh, e a coordenadora de desenvolvimento criativo de animação da Warner Bros., Jen Hurler, expressaram preocupações sobre as repercussões e pediram aos fãs que não assistissem ao conteúdo vazado.
A Crunchyroll também foi atingida por um vazamento do episódio de estreia da terceira temporada de Re. Ainda não se sabe se isso está relacionado à Iyuno e o serviço de streaming ainda não fez uma declaração.
Acredita-se que a decisão não explicada de retirar o anime da Japan Expo Paris 2024 possa estar relacionada.
Fonte: The Wrap
Seja o primeiro a comentar