Nick Fury só surgiu graças a uma aposta que Stan Lee queria ganhar; entenda

Augusto Ikeda

Nick Fury só surgiu graças a uma aposta que Stan Lee queria ganhar; entenda

Nick Fury se tornou um personagem secundário importante dentro das histórias da Marvel e possui praticamente a mesma posição nos filmes da empresa. O que poucos fãs devem saber é que ele só surgiu por conta de uma aposta que Stan Lee queria ganhar a qualquer custo.

Nos anos 1960, Martin Goodman, que era o editor-chefe da Marvel, quis deixar o Hulk de escanteio por um tempo por conta das regras da Associação Americana de Revistas em Quadrinhos. O motivo é que ele tinha receio de que os leitores confundissem o Gigante Esmeralda com um vilão.

Goodman procurou Stan Lee para preencher esse vazio deixado pela HQ do Hulk e insistiu na criação de títulos que usassem adjetivos como “espetacular” e “poderoso.”

No entanto, Lee não concordou a ideia, pois acreditava que o sucesso da Marvel na época era fruto de sua parceria com Jack Kirby. Para provar isso, decidiu criar uma HQ voltada para guerra, assunto que entrou em declínio.

Assim, em maio de 1963, Lee e Kirby lançaram a HQ Sgt. Fury and his Howling Commandos, que se passa na Segunda Guerra Mundial e era protagonizada justamente por Nick Fury, que fez sua estreia nas páginas da Marvel.

“Farei um livro de guerra com o pior título que vier na minha cabeça, mas se for feita no estilo Marvel, aposto que irá vender”, afirmou Stan Lee, em entrevista concedida em 2004.

De fato, a HQ vendeu bem e chegou a ter 160 edições lançadas, sendo encerrada apenas em 1981.

Apesar desta história, o jornalista Ronin Ro, que conduziu essa entrevista feita com Lee, também revelou outro lado da origem de Nick.

Em um livro que escreveu, disse que o artista John Severin, que também trabalhava na Marvel na mesma época, alegou que a ideia da criação de Nick Fury partiu primeiramente de Jack Kirby, ainda nos anos 1950.

No entanto, após o colega apresentar a ideia, Severin recusou a proposta de desenvolver o personagem e seus subordinados.

De qualquer forma, não deixa de ser uma história interessante e que mostra como Stan Lee foi realmente um pioneiro das histórias em quadrinhos.

[irp posts=”94836″ name=”A vez em que Stan Lee trocou o nome verdadeiro do Homem-Aranha”]

Sobre Nick Fury

O Coronel Nicholas Joseph Fury, mais conhecido como Nick Fury, é um dos personagens mais importantes do Universo Marvel. Ele foi criado por Jack Kirby e Stan Lee, aparecendo pela primeira vez em 1963, inicialmente como um veterano da Segunda Guerra Mundial.

No mesmo ano, Fury é retratado como um agente da CIA, mas ao longo dos anos vai ficando mais clara sua associação com a S.H.I.E.L.D., organização paramilitar comandada por ele. O personagem acaba se tornando assim um elo entre o governo dos Estados Unidos, a ONU e vários heróis, sendo de grande importância para a manutenção do Universo Marvel.

Nick Fury tem quase 100 anos de idade, mas permanece jovem graças a uma substância conhecida como Fórmula Infinita. Em várias ocasiões, ele acabou atuando como um anti-herói, geralmente recebendo poderes muito além de sua capacidade humana. É famoso também pelas várias mortes aparentes, quase sempre retornando de forma inesperada.

No cinema, é interpretado pelo ator Samuel L. Jackson, que conseguiu imprimir sua própria identidade no personagem. Ele apareceu pela primeira vez nas cenas pós-créditos de Homem de Ferro (2008), sendo o responsável por reunir os Vingadores originais no Universo Cinematográfico Marvel.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Nick Fury Stan Lee
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA