Nintendo 64: relembre os melhores games feitos para o clássico videogame

Augusto Ikeda

Nintendo 64: relembre os melhores games feitos para o clássico videogame

Aqueles fãs de games que já se encontram na faixa dos seus 30 ou 40 anos, com certeza, devem ter jogado algum game do clássico Nintendo 64. O primeiro console com gráficos em 3D da Nintendo completou 24 anos do seu lançamento na terça-feira (23) e marcou uma geração com vários jogos que continuam na mente de muitos até hoje.

Para celebrar a ocasião, vamos relembrar abaixo os melhores jogos produzidos para o Nintendo 64. Para a lista, vamos considerar os 10 games mais bem avaliados no site de críticas Metacritic, mas também faremos algumas menções honrosas no final do texto.

10) Mario Tennis

Nota no Metacritic: 91

Foi a partir do Nintendo 64 que Mario e sua turma começaram a se aventurar no mundo dos esportes (não vamos contar a popular série Mario Kart e os games lançados para Super Nintendo e Nintendinho, que até tinham a presença do Mario, mas não dos demais personagens).

Após Mario Golf, a Nintendo lançou o popular Mario Tennis. O jogador poderia escolher uma infinidade de personagens para dar algumas raquetadas. Além de apresentar um gameplay simples e objetivo e proporcionar horas de diversão, o game também tinha vários modos de jogo, multiplayer e um fator replay enorme, já que era preciso ganhar torneios (que iam dos mais fáceis aos mais difíceis) com todos os personagens.

9) Conker’s Bad Fur Day

Nota no Metacritic: 92

O estúdio Rare terminou sua ótima parceria com a Nintendo e seu Nintendo 64 com o lançamento de Conker’s Bad Fur Day, um dos últimos jogos de destaque do videogame.

O esquilo, que até então tinha jogos voltados para um público infantil, chutou o pau da barraca e estrelou um game único e focado para o público adulto. O motivo? Ele tinha palavrões, retratava o protagonista bêbado (e em seguida, com ressaca) e tinha brincadeiras de cunho sexual e escatológico.

Apesar do seu jeito escrachado, Conker’s Bad Fur Day se tornou um dos melhores games do console: sua história era exagerada e divertida (além de parodiar filmes famosos), seus níveis foram bem construídos, apresentava gráficos avançados para a época, tinha uma ótima dublagem e contava com um multiplayer com diversos modos de jogo diferentes que você poderia jogar sozinho se quisesse.

[irp posts=”94015″ name=”New Pokémon Snap: sequência do game do Nintendo 64 é anunciada; assista trailer”]

8) Wave Race 64

Nota no Metacritic: 92

Wave Race 64 se tornou marcante por ter sido um dos primeiros games disponíveis para o Nintendo 64 e por retratar corridas em jet-skis (ou moto aquática, se você preferir), algo bem incomum.

O jogo tinha apenas quatro personagens jogáveis, mas cada um tinha suas próprias características. Wave Race 64 tinha um grande fator replay, por ter vários modos de jogo, e ser bem desafiador. Afinal, conforme a dificuldade aumentava, o jogador precisava mostrar que tinha domínio do jogo.

7) Banjo-Kazooie

Nota no Metacritic: 92

Muitos jogadores também gastaram muitas horas de seu tempo com Banjo-Kazooie, um dos primeiros da parceria entre Rare e Nintendo. Nele, o jogador controlava os amigos Banjo e Kazooie em uma aventura para resgatar a irmã do urso das mãos da bruxa Gruntilda.

Para muitos, Banjo-Kazooie se tratava de uma versão refinada e mais complexa de Super Mario 64 (já falaremos mais sobre ele). Afinal, o jogador precisava se aventurar por vários mundos e completar alguns objetivos para poder desbloquear outros. Além disso, eles poderiam ser explorados de maneira não linear, o que deu um grande nível de liberdade.

6) Paper Mario

Nota no Metacritic: 93

Paper Mario foi o primeiro jogo da franquia que retratava Mario e seus amigos como se fossem feitos de papel. Diferente de outros títulos estrelados pelo mascote da Nintendo, o game era do gênero RPG e, naturalmente, tinha um foco maior em exploração e desenvolvimento de seus personagens.

Um fator que chamou a atenção é que pela primeira vez, Mario contava com parceiros de viagem, que podiam usar suas habilidades únicas para ajudar o encanador a progredir no game e também o ajudavam em suas lutas. Justamente por ser tão inovador e único, Paper Mario se tornou um dos melhores e mais lembrados games do Nintendo 64.

5) Super Mario 64

Nota no Metacritic: 94

É impossível encontrar alguém que tenha colocado suas mãos no controle do Nintendo 64 e não jogou, mesmo que um pouco, o clássico Super Mario 64. Disponível já no lançamento do console, esse foi o primeiro game em 3D do personagem e continua na mente dos fãs até hoje.

O game foi revolucionário por sua jogabilidade, mundo aberto, ter sido construído completamente em 3D e focar a exploração. Tudo isso sem perder as marcas registradas da franquia Mario.

Super Mario 64 foi um dos jogos mais bem sucedidos do console se tornou uma referência desde então. Ele também costuma ser citado como um dos melhores jogos de todos os tempos.

4) The Legend of Zelda: Majora’s Mask

Nota no Metacritic: 95

A sequência de Ocarina of Time (já já falaremos mais sobre ele) se beneficiou de uma engine aprimorada em relação ao seu antecessor e é um dos poucos a não contar com a presença de Zelda e do vilão Ganondorf.

The Legend of Zelda: Majora’s Mask ganhou notoriedade por introduzir o uso de máscaras, que ajudavam o protagonista Link a progredir na história e até ganhar poderes, e por seu sistema de tempo, já que era preciso impedir um apocalipse de acontecer em apenas três dias, o que proporcionou um ritmo único e desafiador.

3) GoldenEye 007

Nota no Metacritic: 96

Sabemos que jogos baseados em filmes não costumam dar muito certo, mas GoldenEye 007 é uma rara exceção a essa regra. Também produzido pela Rare, o jogo era baseado no filme homônimo da gente James Bond, lançado em 1994.

Por mais que jogos de tiro em primeira pessoa já existissem na época do seu lançamento, GoldenEye 007 ajudou a revolucionar e a popularizar esse gênero que é um dos mais adorados no planeta. Seu modo história quanto o multiplayer prendiam a atenção dos jogadores por horas.

[irp posts=”93328″ name=”Fracassado console CD-i produziu os piores games de Mario e Zelda, da Nintendo”]

2) Perfect Dark

Nota no Metacritic: 97

Também produzido pela Rare (o quarto game do estúdio na lista, o que mostra como sua parceria com Nintendo rendeu bons frutos na época), Perfect Dark é considerado um sucessor espiritual de GoldenEye 007. O game é protagonizado por Joanna Dark, agente de uma empresa de tecnologia que precisa parar uma conspiração alienígena de uma companhia rival.

Perfect Dark se trata de uma versão melhorada de GoldenEye 007, ao apresentar gráficos avançados para sua época, um inteligência artificial aprimorada e vários modos multiplayer. Vale destacar também a presença de dublagem para os personagens, algo ausente em seu “antecessor”, e mais de uma função para as armas da protagonista.

1) The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Nota no Metacritic: 99

Assim como Super Mario 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi o primeiro da franquia em 3D e retratou, mais uma vez, o protagonista Link em sua jornada para derrotar o vilão Ganondorf.

Apesar da história de sempre, Ocarina of Time foi revolucionário na época de seu lançamento e conquistou muitos jogadores e críticos, com destaque para seus sistema de mira e botões sensitivos ao contexto, além de apresentar uma jornada fantástica e memorável.

Há quem diga que The Legend of Zelda: Ocarina of Time é o melhor jogo da história. Uma prova disso é que até hoje, ele é o jogo com melhor nota no próprio Metacritic (além de ser o único a ostentar um 99) e continua à frente de games mais recentes.

Menções honrosas:

  • Mario Kart 64
  • Resident Evil 2
  • Donkey Kong 64
  • Jet Force Gemini
  • Star Fox 64
  • F-Zero X
  • Diddy Kong Racing
  • Star Wars: Rogue Squadron
  • Turok: Dinosaur Hunter

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA