Nintendo perde processo contra supermercado “Super Mario” na Costa Rica

Yolanda Magesty

Nintendo perde processo contra supermercado “Super Mario” na Costa Rica

Em uma disputa que chamou a atenção de muitos, a Nintendo, famosa por proteger suas marcas de maneira rigorosa, perdeu uma batalha judicial contra um supermercado na Costa Rica. O processo foi iniciado após o estabelecimento, localizado em San Ramón, ser acusado de usar o nome “Super Mario”.

O supermercado tem esse nome há décadas, uma homenagem ao proprietário, Don José Mario Alfaro González, ou “Mario”, como é conhecido localmente. No entanto, o conflito começou quando Carlos “Charlito” Alfaro, filho do fundador, começou a renovar o registro de marca do negócio, o que atraiu a atenção da gigante japonesa.

Charlito, que havia registrado o nome como marca em 2013, contou como o processo foi solicitado. “Agradeço imensamente ao meu assessor jurídico e contador José Edgardo Jimenez Blanco, que cuidou do registro e da subsequente luta pelo direito à marca”, escreveu ele em uma postagem nas redes sociais. “Por um momento, queríamos jogar a toalha, como iríamos vencer a luta contra um monstruoso comercial desses?”

Apesar da Nintendo ser conhecida por possuir registros para o nome “Super Mario” em diversas categorias, como videogames e brinquedos, a marca não foi registrada para supermercados. Esse foi o ponto crucial que favoreceu o supermercado na decisão da autoridade de marcas da Costa Rica, o Registro Nacional.

Com isso, o nome “Super Mario” será utilizado pelo supermercado, sem qualquer interferência da Nintendo. “Bem, por isso Edgardo e eu nos mantivemos firmes e há alguns dias recebemos a boa notícia: SÚPER MARIO veio para ficar”, celebrou Charlito em suas redes sociais.

O logotipo do supermercado, vale destacar, não faz referência a nenhum personagem da Nintendo. Trata-se de um design simples nas cores amarelo e azul escuro, com a frase: “Super Mario — seu lugar de confiança”.

Uma grande vitória para os Alfaro

Para comemorar a vitória, Charlito postou um vídeo nas redes sociais com seu pai, Don Mario, ao fundo. “Aquele homem que você vê ali é Don Mario, ele é meu pai, está aqui há 52 anos e é o Super Mario”, disse Charlito, emocionado, comemorando o marco histórico contra o gigante dos videogames.

Fonte: Tech Dirt

VEJA MAIS Nintendo Super Mario
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA