Nintendo planeja deixar Switch 2 tão popular quanto o próprio Mario no Brasil

Cheyna Corrêa (Texto: William Prado)

Nintendo planeja deixar Switch 2 tão popular quanto o próprio Mario no Brasil

Vice-presidente da Nintendo para a América Latina destaca expansão da marca e sucesso do Switch 2 no país

Durante sua participação na Brasil Game Show 2025 (BGS), o vice-presidente da Nintendo para a América Latina, Bill van Zyll, reforçou o compromisso da empresa em fortalecer sua presença no Brasil e destacou o crescimento rápido da marca desde o retorno oficial ao mercado nacional. Em entrevista ao IGN Brasil, o executivo afirmou que a meta da companhia agora é tornar o Switch 2 tão popular quanto o icônico personagem Mario. Relembrando o processo de retomada da marca no país, van Zyll afirmou:

Nós lançamos o console original em 2020. Reconhecemos que estávamos crescendo rapidamente desde a reintrodução da Nintendo e seus aparelhos no Brasil.

Switch 2 supera expectativas no lançamento

O Nintendo Switch 2, lançado há quatro meses no Brasil, teve uma recepção acima das previsões da empresa, com esgotamento rápido dos estoques e aumento expressivo na procura.

“Achávamos que tínhamos boa disponibilidade no Brasil […] e vendemos muito rápido. Definitivamente, o Switch 2 superou as nossas expectativas e previsões”, comentou o executivo, sem divulgar números oficiais.

O sucesso do console reforça o momento positivo da marca, que busca consolidar uma comunidade local mais forte e ampliar o acesso aos produtos. Segundo van Zyll, o objetivo é fazer com que o reconhecimento do console alcance o mesmo nível da popularidade do mascote da empresa.

Ainda estamos nesse caminho. Mario é muito popular e conhecido, mas ainda há muitas pessoas no Brasil que não tiveram contato com nossos consoles.

Expansão estratégica e presença nacional

Como parte da estratégia de aproximação com o público brasileiro, a Nintendo vem investindo em ações locais, como comerciais com atores nacionais, além de reforçar a presença em grandes eventos.

“A BGS é uma ótima maneira de fazer isso. Continuamos apoiando o evento ao longo dos anos […] e sentimos que tem sido uma experiência positiva”, destacou van Zyll.

Além de reforçar a marca, a empresa aposta em títulos de grande apelo para o público nacional. Durante a BGS 2025, a Nintendo apresentou 14 jogos jogáveis, entre eles Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2, Hollow Knight: Silksong, Hades 2 e Donkey Kong Bananza.

O fenômeno Mario e o impacto no Brasil

O sucesso de ‘Super Mario Bros: O Filme’ também contribuiu para aumentar a visibilidade da marca no país. Segundo van Zyll, o Brasil foi o 9º mercado mundial em público para o longa.

Com o crescimento acelerado da Nintendo no país, o desafio agora é transformar esse reconhecimento cultural em engajamento de mercado — fazendo com que o Switch 2 se torne tão querido pelos brasileiros quanto o próprio Mario.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA