Por ordem da Nintendo, foram derrubados mais de 1300 vídeos do YouTube que continham músicas ou trechos de músicas de games da empresa.
A desenvolvedora é famosa por sua política de tolerância zero em relação à propriedade intelectual, o que tem gerado polêmicas e revolta mesmo por parte de fãs dos jogos da companhia, que muitas vezes desejam homenagear suas criações.
Muitos canais no YouTube publicam canções de trilhas sonoras de games clássicos, sendo que algumas delas são até difíceis de serem encontradas fora da internet.
Em muitos casos, esses canais nem mesmo monetizam os vídeos, ou seja, não recebem do YouTube pelas execuções, fazendo um trabalho de fã para fã – até esses sofreram perdas com a ação da Nintendo.
O caso específico das trilhas sonoras é ainda pior: muitas desenvolvedoras resolveram o problema disponibilizando as músicas em serviços de streaming, como o Spotify.
A Nintendo se recusa a fazer isso, impedindo assim o acesso a essas músicas – e deixando de gerar receita, o que é mais inacreditável ainda.
Esse tipo de comportamento, que inclui jogos feitos por fãs e até artes, faz com que a empresa seja uma das que mais sofre com a pirataria no mundo dos games.
Sobre a Nintendo
É estranho pensar que a Nintendo que conhecemos hoje, começou como uma simples fábrica de jogos de cartas, tabuleiros e brinquedos.
Fundada em 1889, a empresa já ultrapassou seu centenário há alguns anos e é, obviamente, lembrada pelos videogames.
Apesar de ter sua origem relacionada ao entretenimento, o pós-guerra, nas décadas de 50 e 60, foi bastante difícil para a companhia, que precisou investir em vários negócios, que iam de serviços de táxi a motéis.
Tudo mudou a partir da década de 70, quando foi fundada a divisão de videogames, responsável pela grande guinada nos negócios.
O primeiro console, o Color TV-Game, surgiu em 1977, mas o sucesso só foi chegar com o Game & Watch, um precursor do Game Boy, já entrando na década de 80.
Na mesma época, foi contratado o desenvolvedor Shigeru Miyamoto, que seria o criador do mascote da Nintendo, o Jumpman, mais conhecido no ocidente como Mario.
Entre os consoles mais lembrados da empresa estão o Nintendo Entertainment System, mais conhecido como NES, ou ainda “Nintendinho“, o Super Nintendo e o Nintendo 64, o primeiro com gráficos em 3D. Os Game Boy também evoluíram até se tornarem o Nintendo DS, com seu derivado, o 3DS.





Seja o primeiro a comentar