Recentemente, as primeiras imagens oficiais de Capitã Marvel foram divulgadas na última semana e nos deram alguns detalhes, como o traje da heroína e a revelação dos Skrulls, inimigos do filme.
Com as imagens, foi revelada uma importante informação: Carol Danvers, no filme, fará parte de um grupo militar especial conhecido como Starforce. Esse grupo é liderado pelo personagem Mar-Vell, interpretado pelo ator Jude Law.
Mas… o que é a Starforce?
O filme Capitã Marvel se passa nos anos 1990, o que significa que a Starforce deve ter alguns membros que já apareceram em outros filmes da Marvel como Ronan, o Acusador e Korath, o Perseguidor. É curioso a Starforce aparecer nessa década porque foi aí que ela apareceu nos quadrinhos pela primeira vez.
A origem da Starforce vem dos primeiros anos dos novos ‘X-Men All-New, All-Different’. No início das histórias, o Professor Xavier teve umas visões de um ser alienígena, que viríamos conhecer depois como Lilandra, da família real do Império Shi’ar.
Lilandra enviava as visões ao Professor X pois queria ajuda contra seu irmão, D’Ken, o atual imperador de Shi’ar. Xavier resolve ajudar, enviando os X-Men ao planeta, onde enfrentaram um superpoderoso grupo conhecido como Guarda Imperial de Shi’ar.
Simultaneamente acontecia, por vários anos, uma guerra entre os Kree e os Shi’ar, conhecida nos quadrinhos como ‘Galactic Storm’. Essa guerra entre os impérios alienígena começou a afetar a Terra pelo uso indiscriminado de dispositivos de teletransporte chamados de ‘Portais Estelares’. Ambos os impérios utilizavam esta técnica, que utiliza a energia do nosso Sol para funcionar.
Quanto mais os ‘Portais’ eram utilizados, mais o Sol do nosso planeta se desestabilizava e, claro, isso colocava a Terra em ameaça. Nesse momento, os Vingadores decidem ir ao espaço para tentar encontrar uma solução pacífica para o confronto.
Nessa época, o Capitão Marvel era um personagem muito querido pelos fãs. O personagem tinha uma série própria e também uma série spin-off de uma tal Miss Marvel, amiga dele. Ela só passou a ser Capitã Marvel mais tarde, quando o Capitão morreu. Na série principal, ele precisou lutar contra alguns vilões Kree para proteger a Terra.
Finalmente, em ‘Avengers #346’, quando um time de Vingadores viajou pro planeta dos Kree para que eles terminassem a guerra contra os Shi’ar, eles foram forçados a enfrentar a ‘Starforce Kree’. Esse grupo tinha sido enganado pela ‘Inteligência Suprema Kree’ para acreditar que os heróis estavam lá para matar os Imperadores Kree.
O grupo Starforce tinha como membros a Doutora Minerva (uma antiga inimiga do Capitão Marvel e da Miss Marvel), o Capitão Atlas (um guerreiro Kree manipulado pela Doutora Minerva), Ronan, o Acusador (o mais famoso dos guerreiros Kree), Supremor (um clone da Inteligência Suprema do Capitão Marvel), Ultimus (que lutou contra Thor alguns anos antes), Korath, o Perseguidor (que foi revelado ter sido um vilão Inumano conhecido como o Perseguidor) e Shatterax (um novo vilão que lutou com o Homem de Ferro na mesma saga Operation Galactc Storm).
Quando uma personagem chamada Pássaro da Morte, do Império Shi’ar, conseguiu matar os Imperadores Kree, a Starforce tentou retaliar assassinando a Imperatriz Lilandra – mas falhou.
O que a maioria dos membros da Starforce não sabia é que o fundador do grupo, a Inteligência Suprema, tinha manipulado toda a Guerra Kree-Shi’ar para que uma bomba fosse lançada no mundo dos Kree. Ele matou bilhões, mas os sobreviventes Kree sofreram mutações e evoluíram para ficarem fortes no futuro.
Quando o Capitão Atlas descobriu que a Doutora Minerva sabia de tudo, ele não ficou surpreso.
Esse foi o fim da Starforce?
Nesse ponto, o Império Kree estava em ruínas e a Inteligência Suprema tinha sido morta pelos Vingadores. O Império Shi’ar assumiu o controle do Império Kree e a Pássaro da Morte foi posta no comando da Starforce. Os Kree passaram, então, a servir o Império Shi’ar. Ronan e Supremor saíram do time.
Este novo grupo Starforce enfrentou o herói Quasar na saga ‘Operation: Galactic Force’ em ‘Quasar #35’ e também lutou contra o Surfista Prateado nos anos 90.
Finalmente, no arco ‘Aniquilação’, em ‘Ronan #1’, Ronan encontra Korath e descobrimos que, quando o Império Kree se tornou independente do Império Shi’ar, os membros da Starforce foram considerados traidores e foram exilados. Ronan, por ter abandonado o grupo antes, ainda ajudou o Império Kree e até se tornou o governante deles.
Essa foi a última vez que a Starforce foi vista nos quadrinhos, mas eles voltam a se reunir sempre que há alguma crise cósmica.
Capitã Marvel: tudo sobre sua origem, poderes e mudanças no filme
Seja o primeiro a comentar