‘No Rest for the Wicked’ será exclusivo para o PS5 no lançamento e decisão causa polêmica

Andre Cananea

‘No Rest for the Wicked’ será exclusivo para o PS5 no lançamento e decisão causa polêmica

por Vinícius Miranda

A Moon Studios, famosa por nos entregar as obras-primas da série Ori, está trabalhando duro no seu novo e ambicioso projeto: No Rest for the Wicked. E mesmo com o game ainda em Acesso Antecipado para PC, uma notícia pegou a comunidade de surpresa. 

A versão completa será exclusiva de PlayStation 5 nos consoles, deixando as versões para Xbox e Nintendo para depois. A decisão, claro, acabou acendendo teorias e polêmicas nas redes sociais.

Segundo Thomas Mahler, principal cabeça criativa da Moon Studios, essa escolha tem um motivo simples: foco e sobrevivência. Em conversa no Discord oficial do estúdio, Mahler afirmou que, por conta das “condições atuais de mercado”, a equipe decidiu priorizar a plataforma com mais jogadores e estrutura pronta para receber o game com o nível de qualidade que eles desejam. No caso, o PS5 e o PS5 Pro.

A declaração, no entanto, não foi bem recebida por todos. Rapidamente surgiram acusações de que o estúdio estaria usando o anúncio como forma de pressionar a Microsoft a fechar um acordo envolvendo o Game Pass, com direito a pagamento antecipado.

Mahler foi direto ao rebater essas alegações:

Pessoal, vamos deixar a insanidade das teorias da conspiração? Não, não é uma extorsão, é senso comum.

O desenvolvedor explicou que o foco da equipe, agora, está em implementar o modo cooperativo, um dos pedidos mais recorrentes da comunidade. O objetivo é entregar essa função o quanto antes, e só depois disso, acelerar os planos para lançar a versão 1.0 do jogo, que marcará o fim do Acesso Antecipado.

A exclusividade pode não ser definitiva

Mahler ainda esclareceu que não se trata de favoritismo ou boicote às outras plataformas. O processo de conversão para Xbox Series X/S, segundo ele, exige mais tempo de otimização, tornando tudo mais complexo para um estúdio indie. “Muito provavelmente vamos lançar primeiro na PS5 e PS5 Pro para deixar contentes os fãs e lançar os outros ports mais tarde”, garantiu.

Por fim, o criador fez questão de reforçar que ainda haverá conversas com a Nintendo e a própria Microsoft, e que a decisão não passa de uma escolha estratégica baseada nos recursos que eles têm disponíveis.

Resumindo, não é nada de conspiração ou chantagem. No Rest for the Wicked deve sim chegar em mais plataformas, mas o caminho será trilhado com calma e dentro da realidade de um estúdio que preza pela qualidade.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA