Novo filme de Woody Allen deve acontecer em Madrid

Cheyna Corrêa (Texto: William Prado)

Novo filme de Woody Allen deve acontecer em Madrid
Woody Allen em "Um Misterioso Assassinato em Manhattan" - Reprodução: Charles H. Joffe/TriStar Pictures

Aos 89 anos, Woody Allen prepara-se para voltar aos sets — e, desta vez, o destino escolhido é Madri. Segundo informações do jornal espanhol El País, o diretor conseguiu 1,5 milhão de euros (cerca de 1,7 milhão de dólares) em financiamento do Governo Regional de Madri para realizar seu próximo longa-metragem.

O projeto, provisoriamente intitulado “Wasp 2026” (Woody Allen Summer Project), será produzido pela Gravier Productions, produtora do próprio cineasta, em parceria com a espanhola Wanda Vision (Petra).

Acordo com o governo de Madri

De acordo com o contrato divulgado publicamente, Allen deverá incluir o nome “Madri” no título do filme, como contrapartida ao apoio financeiro. O valor será pago em três parcelas, sendo que uma delas depende da estreia do longa em um grande festival internacional, como o Festival de Berlim (Berlinale).

O documento justifica o investimento destacando o impacto cultural e turístico que o cinema pode gerar:

A publicidade e a promoção de destinos por meio do cinema têm sido ferramentas de branding ao longo da história do cinema.

O retorno à Espanha

Allen não é estranho ao país. Ele já filmou na Espanha em diversas ocasiões, incluindo o sucesso ‘Vicky Cristina Barcelona’ (2008), estrelado por Javier Bardem e Penélope Cruz, que também recebeu o mesmo valor de incentivo regional. Mais recentemente, o diretor gravou ‘O Festival do Amor’ (2020) em San Sebastián, no País Basco.

Seu filme mais recente, “Golpe de Sorte em Paris” (2023), um suspense romântico ambientado em Paris, marcou a 50ª produção de sua carreira e teve estreia mundial no Festival de Veneza.

O futuro de um cineasta polêmico

Durante o Festival de Veneza, Allen comentou em entrevista à Variety sobre as dificuldades de obter financiamento nos Estados Unidos, em meio às acusações de abuso sexual feitas por sua filha Dylan Farrow — alegações que ele nega desde os anos 1990.

“Tenho muitas ideias para novos filmes, e talvez fosse tentador realizá-los se fosse fácil conseguir financiamento. Mas não sei se ainda tenho o mesmo ânimo para sair por aí tentando levantar dinheiro,” disse o diretor na época.

Apesar das incertezas, o apoio espanhol parece ter reacendido o interesse de Allen em continuar trabalhando. Caso o projeto avance conforme o previsto, o filme rodado em Madri poderá se tornar a 51ª produção da carreira do cineasta — e talvez seu último grande trabalho no cinema europeu.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA