Novo filme do diretor de ‘A Pior Pessoa do Mundo’ é o escolhido da Noruega para disputar o Oscar 2026

Andre Cananea

Novo filme do diretor de ‘A Pior Pessoa do Mundo’ é o escolhido da Noruega para disputar o Oscar 2026
Inga Ibsdotter Lilleaas e Elle Fanning em 'Sentimental Value' (Divulgação)

A Noruega já definiu seu representante para a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O país selecionou Affeksjonsverdi, ou Sentimental Value, como é conhecido internacionalmente o novo longa de Joachim Trier que venceu o prêmio em Cannes, como seu candidato oficial à 98ª edição da premiação da Academia.

O filme foi escolhido entre uma lista restrita de três produções norueguesas, que incluía Dreams e Facing War. Segundo o Comitê Norueguês do Oscar, presidido pela diretora do Instituto de Cinema da Noruega, a obra se destacou por sua profundidade emocional e pelo olhar sensível de Trier sobre as relações humanas:

Trata-se de um diretor que, com confiança e maturidade, dialoga com grandes mestres do cinema sem perder sua identidade. Ele investiga as nuances das relações humanas, especialmente a complexa dinâmica entre pai e filha, de forma profundamente tocante.

Elenco estrelado e trama familiar intensa

Sentimental Value traz no elenco Renate Reinsve (A Pior Pessoa do Mundo), Stellan Skarsgård (Andor), Inga Ibsdotter Lilleaas (Traídos Pela Guerra) e a norte-americana Elle Fanning (Demônio Neon). A história acompanha as irmãs Nora e Agnes, que se reencontram com o pai, Gustav, um ex-diretor renomado em busca de retorno ao cinema. Ao oferecer a Nora o papel principal de seu novo filme, Gustav vê a filha recusar a proposta. Pouco depois, ela descobre que o papel foi dado a uma jovem estrela de Hollywood, abalando ainda mais a já conturbada relação familiar.

Stellan Skarsgård e Renate Reinsve em cena do filme (Divulgação)

O roteiro foi escrito por Joachim Trier em parceria com seu colaborador de longa data, Eskil Vogt. O longa foi rodado em Oslo, no outono de 2024, e é uma coprodução entre Noruega, França, Alemanha, Suécia e Dinamarca. A produção é assinada por Maria Ekerhovd (Mer Film) e Andrea Berentsen Ottmar (Eye Eye Pictures).

Com a escolha de Sentimental Value, Joachim Trier — já consagrado por filmes como A Pior Pessoa do Mundo — reafirma seu lugar entre os grandes cineastas contemporâneos e pode colocar novamente o cinema norueguês em destaque na maior premiação do cinema mundial.

O filme ainda não tem título em português, nem distribuição no Brasil.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA