Em uma decisão emitida no dia 15 de março de 2017, o Conselho de Classificação do governo australiano declarou que o jogo Outlast 2 foi identificado por “descrever, expressar ou de outra forma lidar com questões de sexo, uso indevido de drogas ou vício, crime, crueldade, violência ou fenômenos revoltantes ou abomináveis, de tal modo que ofendam os padrões de moralidade e decência geralmente aceitos pelos adultos razoáveis na proporção em que não deve ser classificado”. Em outras palavras, o jogo foi considerado impróprio para receber uma classificação, e por isso, não poderia ser comercializado.
O site de notícias Kokaku Austália conseguiu entrar em contato com o governo australiano para saber mais detalhes a respeito da decisão de banir o jogo no país, e foi informado que o relatório da Diretoria observou que o jogo poderia ter recebido a classificação de R18+ (para maiores de idade) se não existissem “cenas com a representação de violência sexual implícita”. Pelo visto, a Austrália considera que violência sexual é um tema sério demais para ser retratado em jogos.
Devido ao escopo historicamente limitado do sistema de classificação de jogos da Austrália, muitos jogos famosos e importantes já foram proibidos no país. Fallout 3 foi inicialmente proibido em 2008 por mostrar o uso de morfina como algo que tem um efeito positivo sobre o jogador, o que depois acabou sendo adaptado para o “Med-X” em todas as versões do jogo. Outros títulos que foram recusados no país incluem Hotline Miami 2: Wrong Number, Hatred e South Park: The Stick of Truth, embora o conteúdo ofensivo de South Park tenha sido editado e adaptado para que pudesse ser lançado na região.
Por isso, o banimento de Outlast não significa que o game jamais será lançado no país, mas sim que a Red Barrels, empresa desenvolvedora do jogo, precisaria realizar mudanças em todas as cenas específicas que foram consideradas impróprias para receber uma classificação. É importante lembrar que mudanças assim não são incomuns para que certos jogos possam ser lançados em determinadas partes do mundo.
Seja o primeiro a comentar