Jogo cancelado de John Romero foi salvo… Mais ou menos

Vinicius Miranda

Jogo cancelado de John Romero foi salvo… Mais ou menos
John Romero - Reprodução

O novo jogo de John Romero — criador de DOOM e uma das figuras mais influentes da indústria — ganhou uma segunda chance. Após parecer cancelado quando a Microsoft encerrou o acordo de publicação com a Romero Games e retirou o financiamento, o projeto foi oficialmente “salvo”. Ou, como o próprio Romero descreve: renascido de outra forma.

A revelação aconteceu durante o Salón del Videojuego de Madrid, onde o desenvolvedor compartilhou detalhes sobre o estado atual do jogo e o que mudou desde o rompimento com a Microsoft em julho.

Jogo foi “completamente redesenhado”, segundo Romero

Romero explicou que o título passou por uma reconstrução profunda, mas não começou do zero. Segundo ele, partes do projeto original foram aproveitadas para formar uma nova visão, agora tratada como um jogo indie, porém com identidade própria.

“Podemos pegar peças e colocá-las em um jogo indie totalmente novo”, disse Romero. “Temos muita coisa que podemos aproveitar. O design agora é completamente diferente, e a equipe está muito empolgada com esse novo caminho.”

Apesar do escopo menor, Romero reforça que o processo está muito mais divertido para a equipe. Isso porque os membros que antes eram diretores de departamentos — distantes da criação direta — agora estão programando e desenhando pessoalmente, algo que reacendeu a paixão pelo desenvolvimento.

“É mais divertido porque o time está de volta ao que faz de melhor: criar, programar, desenhar. Estamos realmente colocando a mão na massa.”

Elden Ring serviu como inspiração para o projeto

Elden Ring – Divulgação / FromSoftware

Embora tenha evitado revelar características específicas do jogo, Romero citou Elden Ring como fonte de inspiração, descrevendo a obra da FromSoftware como “uma experiência realmente nova”.

O objetivo do desenvolvedor é criar algo que ele próprio nunca jogou antes — e oferecer essa mesma sensação inédita para o público.

O redesign total do projeto sugere que o jogo ganhou vida própria, deixando definitivamente para trás a versão originalmente financiada pela Microsoft. Agora, o futuro da obra está inteiramente nas mãos da equipe da Romero Games.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA