Chegou o momento de voltar para o reino mágico da Terra-Média mais uma vez. Temos uma nova história de J.R.R. Tolkien à venda hoje, que fala sobre o destino de dois amantes. Um homem mortal e uma elfa imortal, que fizeram parte de O Silmarillion, os mitos e lendas da Primeira Era do Mundo.
Beren and Lúthien é publicado pela HarperCollins no décimo aniversário do último livro da Terra-Média, The Children of Húrin, com ilustrações de Alan Lee, que ganhou um Oscar por seu trabalho na trilogia do filme de O Senhor dos Anéis de Peter Jackson.
#Tolkien's most beautiful + personal love story, the tale of Beren and Lúthien, is published today .@TolkienSociety https://t.co/Myrj1fIDEu pic.twitter.com/brvBYnyq85
— Prof Dimitra Fimi (@Dr_Dimitra_Fimi) June 1, 2017
O filho de Tolkien, Christopher, agora com 92 anos, adaptou a história do texto original encontrado em ‘The History of Middle-earth’, uma compilação de 12 volumes de material relacionados ao gigantesco mundo criado por Tolkien, que ele editou para a publicação.
No livro, Christopher conta a história nas próprias palavras de seu pai, mas também mostrou como a narrativa mudou para se tornar parte do Silmarillion. Tolkien escreveu o conto dos dois amantes no final de 1916, ao voltar dos horrores da Primeira Guerra Mundial e da batalha de Somme.
O especialista de Tolkien, John Garth, disse à BBC que o escritor se inspirou na história depois de uma caminhada em um bosque de East Yorkshire com sua esposa, Edith.
We are HUGELY excited to be publishing a new JRR Tolkien book in 2017! #fbm16 https://t.co/CVh3p7V2E9 pic.twitter.com/QnvmpegzGS
— HarperCollinsUK (@HarperCollinsUK) October 19, 2016
Durante a caminhada, Edith dançou em uma clareira cheia de flores brancas, algo que se tornou a cena-chave no livro. “O Sr. Tolkien sentiu um tipo de alegria que ele deve ter sentido algumas vezes que seria algo que ele nunca mais sentiria novamente”, disse Garth.
Os nomes Beren e Lúthien são esculpidos na lápide que Tolkien e a sua esposa compartilham no cemitério de Wolvercote, em Oxford.
O pai da elfa, um grande senhor élfico, se opôs a Beren e, portanto, o forçou a realizar uma tarefa impossível para se casar com Lúthien: roubar um Silmaril do maior de todos os seres malignos, Melkor, chamado Morgoth, o Inimigo Negro do Mundo.
Seja o primeiro a comentar