Novo malware do Android infecta 1 milhão de celulares; saiba se o seu foi afetado

Igor Miranda

Novo malware do Android infecta 1 milhão de celulares; saiba se o seu foi afetado

Mais um malware foi detectado nos celulares que usam o Android. Ele recebeu o nome de “Gooligan” e já teria infectado mais de 1 milhão de aparelhos que utilizam o sistema operacional. Mas antes que você se preocupe, pode ficar tranquilo que ele não tão prejudicial para o seu smartphone.

Descoberto pela empresa de segurança Check Point, o Gooligan infecta smartphones por meio de aplicativos que parecem inofensivos em um primeiro momento. Quando ativado, o malware abre brechas para o controle remoto do smartphone, e ele também compromete o token de segurança do Google, permitindo que o invasor tenha acesso a qualquer serviço da companhia.

Ao que tudo indica, o Gooligan não é tão malicioso assim. Ele seria mais “aproveitador” do que ladrão. O motivo é que os criadores do malware parecem tê-lo criado para instalar aplicativos legítimos e avaliá-los com classificação de cinco estrelas, ao invés de roubar dados da vítima.

O Gooligan, por enquanto, está afetando principalmente os países asiáticos, que são mercados que costumam utilizar lojas alternativas ao Google Play.

E como descobrir se o seu aparelho foi infectado?

Caso queira descobrir se o seu celular foi infectado pelo malware, basta apenas fazer uso de uma ferramenta chamada Googligan Checker, que foi disponibilizada pela própria empresa Check Point.

Para isso, basta apenas acessar este link, em inglês (clique aqui para acessar), inserir seu e-mail no local indicado e clicar em “check”. Antes, talvez seja preciso clicar na caixa “não sou um robô”.

Em alguns segundos, a ferramenta já lhe dará uma resposta se seu celular foi infectado ou não.

Fique atento, também, com o WhatsApp

O WhatsApp também é um alvo constante de ataques e malwares, por conta de sua popularidade. Conforme noticiado anteriormente pelo Ei Nerd, o ataque mais recente prometia uma falsa extensão espiã, que permitiria ver com quem seus amigos estão falando.

Para evitar que seu celular seja alvo de novos ataques, instale algum aplicativo antivírus que tenha proteção contra phishing (técnica que induz o usuário a acessar páginas e links maliciosos) e apenas faça compras e atualizações nas lojas oficiais do seu smartphone, como o Google Play e a AppStore.

Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda

VEJA MAIS Android Google
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA