A Era da Revelação apresenta uma realidade sombria situada dez anos no futuro, e governada pelo mutante Revelação (Doug Ramsey), que se tornou o herdeiro do vilão Apocalipse.
Nessa realidade, um novo vírus conhecido como o Vírus -X matou milhares de pessoas, e aqueles que sobreviveram, se tornaram mutantes.
Alguns membros dos X-Men se tornaram aliados de Doug, enquanto outros passaram a fazer parte de uma rebelião.
Mas e quanto a Wolverine? O mutante mais popular da Marvel sofreu lavagem cerebral, e tornou-se o Anjo da Morte, o assassino mais implacável do Revelação.
Porém, isso não significa que o manto do personagem não tenha sido passado adiante.
Em The Last Wolverine, descobrimos que um garoto chamado Leornard, que havia sido introduzido nas primeiras edições de “Wolverine (2024)”, tornou-se o novo Wolverine da Era da Revelação.
Leonard foi vítima da maldição do Wendigo, mas com a ajuda de Logan, ele conseguiu controlar os impulsos advindos da transformação.
A história começa em Vancouver (Canadá), onde Leonard (usando uma versão da clássica roupa amarela e azul do Wolverine) resgata duas crianças de um prédio desabando.
Esses momentos destacam que, diferente do que costumava acontecer com Logan, Leonard é uma espécie de herói da cidade, e é adorado por todos. Além disso, Vancouver parece ser um dos poucos territórios em que a maior parte da população é humana.
Depois do resgate, a HQ muda bastante de tom, e mostra a última vez em que o Wolverine original e o novo se encontraram.
Logan estava usando uma nova roupa, junto com uma máscara prateada, e já estava sendo controlado pelo Revelação.
Assim que Leonard passa a questionar as ações de Doug Ramsey, o Wolverine original o ataca e quase o mata.
Após as cenas de flashback, Leonard parte para uma casa no subúrbio. Lá, ele encontra-se com o Noturno. A diferença, é que Kurt parece ter perdido sua forma mutante, e agora tem a aparência de um humano comum.
Ademais, o melhor amigo de Logan se casou com uma humana e tem uma filha pequena.
Ao que tudo indica, os dias de heroísmo do Noturno acabaram há bastante tempo.
Depois de ficar para jantar com Kurt e com a família dele, o novo Wolverine volta para o seu apartamento. Porém, o local foi invadido por uma pessoa que precisa da ajuda de Leonard para fazer com que Logan volte ao normal.
A edição termina revelando que essa pessoa é Heather Hudson, também conhecida como a heroína Vindicator, e a líder da Tropa Alfa na cronologia oficial dos X-Men. A surpresa fica para o fato de que ela aparentemente era a esposa de Logan na Era da Revelação.
The Last Wolverine apresenta uma história bem diferente da dinâmica usual de HQs do Wolverine. O tom é bem menos sério e violento que o usual.
Ademais, apesar da aparência de monstro, Leonard é calmo, atencioso e bem-humorado, e por vezes lembra o Fera (Hank MacCoy). Ele é muito diferente do Wolverine tradicional, mas isso não torna a história ruim. Bem pelo contrário, pois essa passa a ser uma das poucas séries menos desesperadoras e sombrias da Era da Revelação.
The Last Wolverine #1 tem roteiros de Saladin Ahmed e desenhos de Edgar Salazar, e foi publicada nos EUA em 22 de outubro de 2025.






Seja o primeiro a comentar